Ex-vice da Federação Académica do Porto acusado de recorrer a segurança ilegal

Contratação de protecção pessoal do cantor Anselmo Ralph em Maio passado, num concerto na Queima das Fitas do Porto, está na base da acusação.

Foto
Vão estar três centenas de efectivos na Queima das Fitas entre polícias e seguranças DR

O anterior vice-presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Paulo Santos, que deixou a instituição no passado mês de Outubro, foi acusado há dias no âmbito do processo conhecido como Operação Fénix, de um crime de exercício ilícito da actividade de segurança privada, o mesmo imputado ao presidente da SAD do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa e ao director-geral da mesma, Antero Henrique.

Em causa está o facto de em Maio passado o então vice-presidente da FAP ter recorrido aos serviços de acompanhamento e protecção pessoal da empresa SPDE – a que garantiu a segurança no Estádio do Dragão e cuja actividade está no centro deste processo - alegadamente sabendo que a firma não estava habilitada a prestar esses serviços, por falta de alvará.

Esse conhecimento, que terá que ser provado em tribunal, é que torna a contratação daqueles serviços um crime, incorrendo o dirigente estudantil com 26 anos, numa pena de prisão até quatro anos ou numa pena de multa até 480 dias.

A protecção pessoal destinava-se ao cantor Anselmo Ralph, que a 6 de Maio passado, esteve no Porto para dar um concerto integrado nos festejos da Queima das Fitas da cidade.

Segundo o Ministério Público, o contrato que a FAP assinou com a SPDE previa expressamente “estar aquela sociedade autorizada a prestar acompanhamento pessoal e serviços de segurança pessoal”, tal como aconteceu com o contrato assinado com o FC Porto.

Contudo, a contratação deste serviço específico, lê-se na acusação, foi feito pelo telefone por Paulo Santos que contactou Jorge Sousa, braço-direito do dono da SPDE, Eduardo Silva – ambos presos preventivamente -  a pedir-lhe para fazerem a segurança ao cantor Anselmo Ralph. Este ligou ao patrão a dar-lhe conhecimento do pedido, tendo este concordado em fazê-lo. Na conversa, Jorge Sousa referiu que Paulo Santos estava com o produtor do cantor e não queria “ficar mal”. “Aí o arguido Eduardo Silva, brincando com a situação, disse a Jorge Sousa para dizer a Paulo Santos para perguntar ao produtor do cantor se o ‘segurança do Pinto da Costa’ chegava para ele”, lê-se na acusação.

Os procuradores João Centeno e Filomena Rosado, do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), afirmam que “nenhum dos arguidos” que prestou os serviços “estava vinculado a entidade com alvará para a prestação desses serviços, bem como não eram detentores de cartão profissional de vigilante de protecção e acompanhamento pessoal”.

Contactado através de email, Paulo Santos, não respondeu às perguntas do PÚBLICO. Já o actual presidente da FAP, Daniel Freitas, - que integrava a mesma direcção que o ex-vice-presidente agora acusado – disse-se surpreendido com este processo, garantindo que a associação desconhecia que a SPDE não tinha alvará para prestar serviços de protecção pessoal. “Ninguém está à espera de contratar um serviço ilegal”, afirma, sublinhando que a SPDE prestava serviços à FAP há vários anos. “Sempre tivemos as melhores relações com essa empresa”, acrescenta.

Questionado sobre se a FAP mantém o contrato com aquela sociedade, com sede em Matosinhos, o dirigente diz que, nesta fase, estão a ser renegociados os contratos, não estando ainda o processo fechado.

Já Patrícia Almeida, responsável pela comunicação do Grupo Chiado, que agencia o cantor Anselmo Ralph, confirma que nos contratos que fazem o responsável pela organização do espectáculo, neste caso a FAP, fica obrigada a garantir a segurança do evento. “Quem contratam e como o fazem não fica estipulado”, esclarece Patrícia Almeida.

No passado sábado, o DCIAP acusou 57 arguidos da prática de crimes de associação criminosa, exercício ilícito da actividade de segurança privada, extorsão, coacção, ofensa à integridade física qualificada, ofensas à integridade física grave agravadas pelo resultado, favorecimento pessoal, tráfico e detenção de arma proibida. Vários arguidos já anunciaram que irão pedir a abertura de instrução, o que significa que um juiz terá que validar ou arquivar as acusações do Ministério Público. 

Sugerir correcção
Comentar