Museus municipais do Porto e Caminhos do Românticos preparam-se para o futuro

Reabilitação ronda um milhão de euros, mas os projectos deverão concorrer ao apoio dos fundos comunitários.

Foto
A Casa-Museu Guerra Junqueiro será intervencionada Fernando Veludo/nfactos

Quatro museus municipais do Porto vão ser reabilitados, preparando-os para oferecer um serviço de mais qualidade a quem os visita, e o mesmo vai acontecer com os Caminhos do Romântico que deverão receber, finalmente, um pólo interpretativo. O valor total do investimento previsto pelo pelouro da Cultura da Câmara do Porto ronda um milhão de euros, mas as obras serão alvo de uma candidatura a fundos comunitários.

Os projectos em curso foram entregues a três arquitectos e são “os primeiros passos do desenvolvimento das conclusões do estudo” sobre os museus municipais realizado no ano passado, a pedido do pelouro da Cultura, explica ao PÚBLICO fonte do gabinete de imprensa da autarquia. No caso dos museus, as intervenções centram-se, sobretudo, ao nível das entradas, espaços de venda e acessibilidades, devendo ser acompanhadas de uma operação mais vasta ao nível da sinalética e da comunicação. Nos Caminhos do Romântico, Graça Nieto Guimarães tem em mãos a reabilitação total dos percursos que criou, para a Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, bem como a criação da sinalética e do há muito esperado pólo interpretativo do local, na zona da Casa Tait.

Desde pelo menos 2008 que a arquitecta alertava a Câmara do Porto para a necessidade de fazer intervenções pontuais nos caminhos e substituir a sinalética, sugerindo também a criação de um centro interpretativo e de uma melhor comunicação. A operação irá agora avançar, a par com as intervenções no Museu Romântico, na Casa-Museu Guerra Junqueiro, na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio e o no Museu do Vinho do Porto.

Nestes quatro espaços museológicos da câmara o arquitecto Camilo Rebelo irá reabilitar as zonas de entrada e os pontos de venda (a loja, no caso de Guerra Junqueiro). Há também alguma intervenção ao nível das acessibilidades que no caso do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha irá implicar a instalação de um elevador.  

A última intervenção prevista para os próximos meses está nas mãos da arquitecta Andreia Soutinho e passa pela reabilitação dos serviços educativos da Casa-Museu Guerra Junqueiro e de todas as intervenções é aquela para a qual está previsto um investimento menor – cerca de 100 mil euros. Já a reabilitação dos Caminhos do Romântico deve custar quase 350 mil euros e a intervenção nos museus projectada por Camilo Rebelo rondará os 600 mil euros – 280 mil dos quais para o Museu Romântico, incluindo a instalação do elevador.

As obras devem arrancar ainda este ano, mas podem não ficar todas concluídas em 2016. As intervenções deverão ser acompanhadas por uma nova estratégia de comunicação, que confira uma nova identidade aos museus municipais. 

Sugerir correcção
Comentar