Investigadores criam ferramenta para tornar a tua net mais rápida

Investigação da Universidade de Coimbra quer ajudar a tornar a web mais rápida através da detecção automática de erros

Foto
Inovação está a ser desenvolvida por investigadores do Departamento de Engenharia Informática da UC Pixabay

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) estão a desenvolver uma ferramenta capaz de identificar de forma automática problemas de desempenho em websites e quais as suas causas, contribuindo assim para acelerar o acesso e a nevegação na web. "Para ajudar a tornar a web mais rápida, uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Informática da UC está a desenvolver uma ferramenta capaz de identificar de forma automática problemas de desempenho em websites e quais as causas que lhe estão na origem", anunciou a instituição.

Para isso, os investigadores têm vindo a "monitorizar duas dezenas de páginas web, incluindo algumas das mais populares em Portugal e no estrangeiro, como por exemplo, Sapo, Record, Amazon e Facebook", refere uma nota da UC. "Dois computadores consultam estas páginas minuto a minuto e medem os tempos de resposta, com vista a identificar eventuais problemas de desempenho e quais as causas que lhe estão associadas, com origem, por exemplo, no processador, disco ou memória do servidor", acrescenta a UC, sublinhando que "esta abordagem se mostrou capaz de distinguir diferentes tipos de sobrecarga".

Os investigadores preparam-se agora para criar "algoritmos inteligentes para monitorização e detecção automática de problemas, através da colocação de pequenas extensões de código na própria página web, que auxiliam o sistema de monitorização sempre que um utilizador acede ao 'site'".

Foto
Investigadores Ricardo Filipe e Filipe Araújo DR

"O tempo de resposta é crucial para quem tem negócios ou conteúdos 'online'. Se a página demora a responder, as pessoas desistem da navegação, o que pode ser crítico em sites de vendas como a Amazon, por exemplo", sustentam Filipe Araújo, coordenador do estudo, e Ricardo Filipe, envolvido neste trabalho no âmbito do seu doutoramento.

O objectivo da investigação é "melhorar os tempos de resposta dos websites, através de um mecanismo de monitorização, tão pouco intrusivo quanto possível, que, através de observações periódicas realizadas a partir do exterior, controle esses mesmos tempos de resposta, tal como são efectivamente sentidos pelos utilizadores comuns", sublinham Filipe Araújo e Ricardo Filipe, citados pela UC.

Trata-se de uma solução que, "de modo muito simples, pretende construir uma visão mais completa do desempenho dos websites, de forma a torná-los mais rápidos e interactivos", concluem os dois investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC).

Sugerir correcção
Comentar