Guilherme d'Oliveira Martins entre novos membros da Academia Portuguesa da História

Serão 12 os académicos admitidos esta quarta-feira na cerimónia de abertura do ano.

Foto
Guilherme Oliveira Martins é presidente do Centro Nacional de Cultura PBC

A Academia Portuguesa da História (APH), fundada em 1720, abre nesta quarta-feira o ano, com a apresentação dos novos membros, entre os quais Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura e anterior presidente do Tribunal de Contas. 

Guilherme d'Oliveira Martins, de 63 anos, é autor, entre outras, da obra Na senda de Fernão Mendes, percursos portugueses no mundo, e é recebido como académico de mérito, disse à Lusa a presidente da APH, a historiadora Manuela Mendonça.

A APH terá 12 novos académicos, entre eles, Fernando Branco, catedrático do Instituto Superior Técnico; Henrique Leitão, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, distinguido, em 2014 com o Prémio Pessoa; Hermínia Vilar, da Universidade de Évora; Leontina Ventura, da Universidade de Coimbra; e Hermenegildo Fernandes, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Dos novos membros fazem ainda parte três espanhóis, Marion Reder, da Universidade de Málaga; Jesús Varela, da Universidade de Valladolid; e David Cruz, da de Huelva. A lista inclui ainda o padre António Borges, de Oliveira do Hospital, e Pedro Marçal Vaz Pereira, historiador da área da Filatelia.

Esta cerimónia abre o ano de actividades regulares, designadamente as palestras, sempre às quartas-feiras, pelas 15h30, na sede da APH, o Palácio dos Lilases, ao Lumiar, em Lisboa. A série é iniciada pela historiadora Maria Paula Lourenço, que, no dia 13, falará sobre D. Luísa de Gusmão (1615-1666). Restaurar, reinar e educar, a que se segue, no dia 20, o catedrático de História da Universidade de Coimbra João Gouveia Monteiro, que apresentará a comunicação A Magna Carta - recordar um dos mais célebres pergaminhos do mundo, 800 anos depoisNo dia 27 de Janeiro, o académico de mérito Fernando Guedes apresenta a palestra Uma casa de lavoura duriense nos começos do século XX

O mês de Fevereiro abre, no dia 3, com a ex-deputada Matilde de Sousa Franco, que falará sobre Guilherme Elsden - Importância dos seus Riscos das obras da Universidade de CoimbraNo dia 17 de Fevereiro, a catedrática da Universidade de Coimbra Nair Castro Soares apresentará a comunicação Conflitos ideológicos, políticos e religiosos no RenascimentoO general António Barrento, académico de mérito, encerra o mês, no dia 24, com a palestra As alterações de Évora e a independência nacional.

Para o mês de Março estão previstas outras três conferências, nomeadamente A cristianização do noroeste de Portugal anterior à reforma gregoriana e concomitante definição dos territórios paroquiais, no dia 2, por Alberto Antunes Abreu. Segue-se D. Álvaro Pires de Castro, um fidalgo da Restauração, pelo presidente do Instituto de História Económica e Social, Fernando Taveira da Fonseca, no dia 9, e, finalmente, no dia 16, O governador de Mato Grosso, Luís Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, e a fixação da fronteira oeste do Brasil, pelo tenente-general Silvino da Cruz Curado.

A APH é uma instituição científica de utilidade pública, restaurada por decreto-lei de Maio de 1936, herdeira da mais antiga academia nacional, a Academia Real da História Portuguesa, fundada por D. João V, a 8 de Dezembro de 1720. 

Sugerir correcção
Comentar