Pablo Iglesias vai estar no comício de Marisa Matias em Lisboa

Nas últimas eleições gerais em Espanha, o Podemos impôs-se como a terceira força política. Tal como o Bloco de Esquerda em Portugal.

Foto
Pablo Iglesias regressa a Lisboa Andrea Comas /reuters

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, vai estar no comício da candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias. A presença do político espanhol acontecerá no dia 16 de Janeiro, às 15h00, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Nas últimas eleições gerais em Espanha, o Podemos impôs-se como a terceira força política, com 20,65% dos votos e 69 deputados, tornando-se também na primeira força política na Catalunha e no País Basco.

O Podemos é um partido próximo do Bloco de Esquerda, que apoia Marisa Matias na corrida a Belém. Nas últimas legislativas em Portugal, Pablo Iglesias surgiu num vídeo no qual defendia o voto no BE por considerar que representava uma “mudança” em relação às políticas de austeridade seguidas em alguns países europeus.

E, à semelhança do que acabou por acontecer em Espanha, também o Bloco se tornou a terceira força política em Portugal, em resultado do sufrágio de 4 de Outubro. Os resultados eleitorais permitiram não só derrubar o governo de direita, formado pelo PSD e CDS, através de uma moção de rejeição ao programa de Governo, como encetar negociações entre PS, BE e PCP com vista a um acordo que invertesse o ciclo de austeridade. Foi o que acabou por acontecer: o PS formou Governo, com o apoio de bloquistas e comunistas.

“Todos estamos de acordo que Portugal, Espanha e o sul da Europa precisam de uma mudança”, dizia Pablo Iglesias nesse vídeo, divulgado antes das eleições legislativas em Portugal. Essa mudança, continuava o líder do partido espanhol, não pode passar por eleger os mesmos protagonistas políticos, aqueles que “aplicaram políticas de austeridade que nos levaram ao desastre”.

“A mudança em Espanha, em Portugal, no sul da Europa, precisa de gente de verdade”, terminava Iglesias que já em Novembro de 2014 tinha estado em Lisboa a convite do Bloco e foi o orador responsável pela conferência de abertura da IX convenção do BE. Agora, regressa a Lisboa para apoiar a candidata presidencial Marisa Matias.

Sugerir correcção
Comentar