Empréstimos em incumprimento diminuíram em Novembro

Das empresas com empréstimos junto dos bancos, 30% têm crédito vencido.

Foto
O incumprimento nos empréstimos ao consumo é de 14,8% FERNANDO VELUDO/NFACTOS

A percentagem dos empréstimos vencidos das famílias e das empresas diminuiu em Novembro de forma ligeira em relação ao mês anterior, mostram dados divulgados nesta terça-feira pelo Banco de Portugal.

Dos 127.703 milhões de euros de crédito concedido pelo sector financeiro junto das famílias, 5,2% do montante dizia respeito a empréstimos em incumprimento. Houve uma diminuição de 0,1 pontos percentuais face a Outubro. Em relação a Novembro do ano anterior, o rácio do crédito vencido continua a ser mais alto, comparando com uma percentagem de 4,9% um ano antes.

No crédito à habitação, que totaliza 103.855 milhões de euros, o crédito vencido em relação aos bancos está nos 3%, o mesmo valor de Outubro. Nos empréstimos ao consumo e outros fins, onde o incumprimento é tradicionalmente mais alto, este rácio baixou para 14,8%, diminuindo uma décima em relação ao mês anterior.

Nos empréstimos às empresas (fora do sector financeiro), o valor total dos empréstimos registados pelos bancos era de 84.641, uma redução de 0,1% face a Outubro, o equivalente a 102 milhões de euros. O rácio de crédito vencido estava em 16,4%, menos 0,2 pontos do que em Outubro. O incumprimento é mais elevado nas Pequenas e Médias Empresas (18,5%) do que nas grandes empresas (7%), onde se registou um agravamento mensal de 0,5 pontos neste indicador.

Das empresas com empréstimos contraídos junto dos bancos, 30% eram devedores com crédito vencido. Houve uma diminuição de 0,4 pontos percentuais face a Outubro.

Sugerir correcção
Comentar