Filmes e séries mais pirateados de 2015 são blockbusters do cinema e TV

Velocidade Furiosa 7, Interstellar, Guerra dos Tronos e The Walking Dead encimam lista de popularidade nos downloads ilegais. Que são cada vez mais.

Foto

Os filmes e as séries mais pirateadas de 2015 são os blockbusters do cinema e da televisão: sem surpresas, portanto, que Velocidade Furiosa 7, Interstellar, Guerra dos Tronos e The Walking Dead sejam os títulos que encimam a lista dos mais descarregados do ano que agora termina. Mas há, contudo, uma novidade, como assinala a revista Variety no que aos filmes concerne: a quantidade de downloads não pára de aumentar.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os filmes e as séries mais pirateadas de 2015 são os blockbusters do cinema e da televisão: sem surpresas, portanto, que Velocidade Furiosa 7, Interstellar, Guerra dos Tronos e The Walking Dead sejam os títulos que encimam a lista dos mais descarregados do ano que agora termina. Mas há, contudo, uma novidade, como assinala a revista Variety no que aos filmes concerne: a quantidade de downloads não pára de aumentar.

Segundo a Excipio, empresa especializada na detecção de infracção de direitos de autor e que monitoriza a pirataria online, o filme mais descarregado de forma ilícita em 2015 é um título de 2014 – Insterstellar, de Christopher Nolan, seguido do sétimo capítulo do franchise Velocidade Furiosa 7. Interstellar teve 46 ,7 milhões de downloads, seguidos pelos 44,7 downloads de Velocidade Furiosa 7. A lista compilada pela Excipio, e divulgada domingo pela revista Variety, mostra que o pódio é completado por Os Vingadores: A Era de Ultron, de Joss Whedon, que foi descarregado 41,5 milhões de vezes.

A lista prossegue com outro blockbuster de um franchise, desta feita Mundo Jurássico, que acumulou até dia 25 de Dezembro – data final da compilação de dados da empresa – 36,8 milhões de downloads, com Mad Max: Estrada da Fúria, com Charlize Theron e Tom Hardy, a ocupar o quinto lugar com 36,6 milhões de descargas ilegais. Muito perto dos 34 milhões de downloads está Sniper Americano, o filme de 2014 de Clint Eastwood, e o sétimo posto é de Cinquenta Sombras de Grey, com 32 milhões de descargas ilícitas. A oitava e nona posição pertencem a O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (31,5 milhões de downloads), estreado no fim de 2014, e Terminator: Genisys (31 milhões). O décimo mais pirateado é Kingsman: Serviços Secretos, com Colin Firth e também de 2014, com 30,9 milhões de descargas ilegais, seguindo-se Focus (26,7 milhões), o disaster movie San Andreas (25,8 milhões), e as animações Mínimos (23,4 milhões) – até agora o filme mais visto do ano em Portugal, com 936 mil espectadores - e Divertida-Mente (22,7 milhões).

A quantidade de downloads monitorizada pela Excipio este ano contrasta com os dados homólogos de 2014 – no ano passado, o filme mais pirateado contava com 30 milhões de downloads, em contraste com os 46,7 milhões do número um de 2015. A Variety assinala que os métodos de monitorização da Excipio não se alteraram, bem como o período analisado, acrescentando que um dos motivos para o crescimento dos números se poderá também dever ao peso de mercados como o brasileiro.

Quanto à televisão, a série mais pirateada é Guerra dos Tronos (da HBO, em Portugal transmitida no canal SyFy e com as primeiras temporadas disponíveis em serviços como o NPlay e o canal TV Séries). A quinta temporada foi marcada pela fuga dos primeiros quatro episódios, que surgiram na Internet antes da estreia do primeiro episódio em Abril. Guerra dos Tronos, baseada na saga literária As Crónicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin, foi a série mais descarregada do ano segundo o site de monitorização de pirataria TorrentFreak.

Os dados, divulgados pela revista Entertainment Weekly, mostram ainda que o episódio mais popular do ano no que aos downloads ilegais concerne foi o final da quinta temporada de Guerra dos Tronos. Mais de 14,4 milhões de downloads para Mother's Mercy, muito acima da pirataria que envolveu The Walking Dead (uma série do canal AMC, em Portugal transmitida pela Fox).

No cômputo geral, e nos visionamentos oficiais de televisão nos EUA, The Walking Dead é uma série mais popular e com maior audiência do que Guerra dos Tronos – as suas temporadas de 2015 tiveram uma média de 16 milhões e 6,8 milhões de espectadores, respectivamente, nas transmissões em directo nos EUA. Mas quando todas as formas de visionamento legais são contabilizadas – DVR, repetições, etc. - cada episódio de Guerra dos Tronos agrega cerca de 20 milhões de espectadores por episódio, escreve a revista. Quando são feitas as mesmas contas em relação a episódios de The Walking Dead, a série atinge, como foi o caso da estreia da quinta temporada, mais de 22 milhões de espectadores, escreve o site Deadline. Em Portugal, segundo a Fox, a série de zombies do AMC/Fox é vista por uma média de 114 mil pessoas.

Além das duas séries mais populares, vindas de canais de televisão por subscrição, os cinco títulos mais pirateados de 2015 completam-se com a sitcom A Teoria do Big Bang (4,4 milhões de downloads é o seu episódio mais descarregado, série que em Portugal passa no AXN White), Arrow (exibida na RTP1 e com 3,9 milhões de downloads ilegais) e Mr. Robot, a estreante e sensação do ano vinda do canal USA e que em Portugal é transmitida pelo TV Séries, com 3,5 milhões de downloads.