Johnny Depp é o actor mais sobrevalorizado, diz a Forbes

Os critérios não são artísticos, mas financeiros. O actor de Piratas das Caraíbas é o que, face aos cachets que recebe, menos lucros gera às produtoras cinematográficas. Denzel Washington surge logo a seguir

Foto
O Mascarilha, um fracasso crítico e de bilheteira, foi um dos filmes que contribuíram para a "distinção" de Johnny Depp DR

Johnny Depp, o actor, é sobrevalorizado? Segunda a Forbes, sim. Dado que nos referimos à célebre revista de negócios e finança, não entram na equação os talentos dramáticos, antes a capacidade de gerar dinheiro. E, aí, não há dúvidas. Johnny Depp foi o actor mais sobrevalorizado de 2015. Cada dólar (0,91 euros) do seu cachet gerou para as produtoras apenas 1,2 dólares (1,09 euros). Depp fica, de resto, a longa distância da concorrência: o segundo da lista, Denzel Washington gera 6,5 dólares (5,92 euros) por cada dólar investido.

A Forbes elaborou a lista analisando os dados relativos aos três últimos filmes protagonizados por actores de topo de Hollywood - dados anteriores a Junho de 2015 e excluindo filmes de animação, aqueles em que os actores surgiram em papéis menores ou os estreados em menos de duas mil salas. As posições do ranking foram definidas pela relação entre os lucros obtidos e o cachet pago às estrelas. Johnny Depp foi assim vítima de uma sequência de fracassos de bilheteira – O Excêntrico Mortdecai, O Mascarilha e Transcendence – A Nova Inteligência.

O Excêntrico Mortdecai ficou-se por lucros de bilheteira de 47,4 milhões de dólares (43,19 milhões de euros) para um orçamento de 60 milhões de dólares (54,67 milhões de euros) e Transcendence – A Nova Inteligência não conseguiu mais que recuperar os 100 milhões investidos na sua produção.

Depois de Depp e Denzel Washington, a lista completa-se com Will Ferrell (6,8 dólares, ou 6,2 euros, por cada dólar de salário), Liam Neeson (7,8 dólares, ou 7,11 euros), Will Smith (8,6 dólares, ou 7,8 euros), Christian Bale (9,2 dólares, ou 8,38 euros), Channing Tatum (10,8 dólares, ou 9,84 euros), Brad Pitt (12 dólares, ou 10,9 euros), Ben Affleck (12,3 dólares, ou 11,2 euros) e Tom Cruise (13,6 dólares ou 12,39 euros). Nos dois anos anteriores, a lista foi liderada por Adam Sandler, agora excluído da luta por este título pouco desejável depois da assinatura de um contrato com a Netflix para a rodagem de quatro longas-metragens.

De notar é o facto de não existir qualquer actriz na lista dos mais sobrevalorizados. Realidada para que contribuirão salários muito mais baixos do que os masculinos. Por outro lado, encontramos cinco delas na lista dos dez actores que, segundo os mesmos critérios, mais lucros geram para as produtoras. Logo abaixo do ocupante do primeiro lugar, Chris Evans, actor que dá corpo a super-heróis como o Capitão América (181,8 dólares, ou 165,6 euros, por cada dólar investido no cachet), encontramos Mila Kunis, Scarlett Johansson, Gwyneth Paltrow e Emma Stone. Mais abaixo, em oitavo lugar, surge Jennifer Lawrence, entre Vin Dieasel e Mark Wahlberg.

Como aponta o Guardian, os resultados podem ser usados como mais um argumento na discussão sobre a discriminação de género praticada em Hollywood.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários