Vinte carros arrastados em enxurrada nos Açores

Chuva forte no concelho da Ribeira Grande provocou vários danos materiais.

A chuva intensa que caiu nesta sexta-feira no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores, provocou uma enxurrada que arrastou cerca de 20 carros na freguesia de Santa Bárbara, disse à agência Lusa o presidente da câmara local.

"Devido à chuva forte, houve uma enxurrada na rua do Biscoito que arrastou cerca de 20 carros, mas só há danos materiais", afirmou Alexandre Gaudêncio, explicando que a via é inclinada e no momento da chuva intensa, pelas 17h locais (18h em Lisboa), estavam muitos carros estacionados por ser dia de Natal.

Alexandre Gaudêncio referiu que a limpeza da via já está em curso pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, com o apoio de equipamento do Governo Regional.

"Temos várias equipas mobilizadas, incluindo das juntas de freguesia, e também maquinaria da Secretaria Regional do Turismo e Transportes", adiantou.

Segundo o autarca, a "enxurrada deveu-se ao facto de o solo já não conseguir absorver água, dada a pluviosidade intensa que se tem registado nas últimas semanas", referindo ter havido, ainda, na freguesia da Ribeirinha uma "pequena derrocada".

O Governo Regional dos Açores fez saber que os secretários regionais do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, e da Agricultura e Ambiente, Luís Viveiros, "estão no local a acompanhar os efeitos das enxurradas na freguesia de Santa Bárbara".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso amarelo o grupo oriental do arquipélago dos Açores (ilhas de São Miguel e Santa Maria) devido à previsão de chuva até às 7h de sábado (hora de Lisboa). O mesmo aviso foi emitido para o grupo central (Graciosa, Faial, Terceira, Pico e São Jorge) até às 24h de hoje.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e representa uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.