Revelado o primeiro trailer de Twin Peaks

Série de culto que mudou a televisão está em produção.

O pequeno trailer de quase um minuto abre com o som do vento e a voz de Michael Horse, o polícia índio, a falar da beleza da paisagem do Pacífico Noroeste. "O local às vezes torna-se uma personagem", diz.

É ao local do crime que voltamos, 25 anos depois, com o canal de cabo norte-americano Showtime, ou seja, ao local das filmagens da série de culto Twin Peaks, que no início da década de 1990 assombrou a televisão com a pergunta “Quem matou Laura Palmer?” e agora está em produção.

Depois, há uma cascata vista de cima e voltamos ao momento em que o vídeo-anúncio anterior nos deixou, quando em Outubro do ano passado o regresso da série filmada novamente por David Lynch foi revelado. Nessa altura, a câmara aproximava-se da placa da cidade; agora três homens estão a colocá-la, tapada, na entrada da localidade. Abandona-se o sinal informativo, filma-se a própria paisagem que está lá representada e só depois se revela a placa pintada com dois picos encimados por neve onde se lê “Welcome to Twin Peaks. Population 51.201”. Soam os primeiros acordes da famosa música do genérico da série, há mais uma cena, muito abstracta e misteriosa, há um fade-out e surge um “coming soon” a dar como terminado o trailer.

Mas Twin Peaks não vai chegar aos ecrãs antes de  2017, num dos regresso mais antecipados da televisão. A série norte-americana foi criada por David Lynch e Mark Frost (também volta para a continuação) e teve duas temporadas em 1990 e 1991, transmitidas pela cadeia ABC. Lynch, que já não dirigiu a segunda temporada, chegou a anunciar o abandono deste novo projecto quando já havia vários actores da série original contactados para participar na terceira temporada.

Twin Peaks faz um comeback muito esperado, praticamente desde que a série acabou. No último episóido, o detective Cooper (Kyle MacLachlan), a quem cabe descobrir quem matou Laura Palmer, é confrontado com uma visão – “Olá detective Cooper. Vemo-nos daqui a 25 anos”, diz a adolescente loura morta. Ela, Laura Palmer (Sheryl Lee), está de volta e passaram, de facto, 25 anos.