Com Tigerman na ZDB o Natal são três dias

Este ano, o habitual concerto de Natal do autor de True expandiu-se. Esgotou a primeira data, marcou-se e esgotou-se a segunda e agora é oficial. Legendary Tigerman irá dar-nos as boas festas em dose tripla: 25, 26 e 27 de Dezembro

Foto
A tradição de Natal de Legendary Tigerman vem de muito longe no tempo e, este ano, tornou-se mais concorrida que nunca Afonso Ré Lau

A tradição já vai longa, tão longa que a curiosidade e o entusiasmo cresceran ao ponto de chegarmos a 2015 e acontecer isto. Paulo Furtado, o Legendary Tigerman, o homem que um dia editou um álbum intitulado Fuck Christmas, I Got The Blues, não dará simplesmente, como o faz há mais de dez anos, um concerto de Natal na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa. O Natal é todos os dias? Não exactamente. Em 2015, o Natal serão três dias.

Anunciou-se o primeiro concerto, esgotou. Chegou o segundo, esgotou igualmente. Haverá então em terceiro. Dias 25, 26 e 27 de Dezembro, o homem tigre assaltará a sala na Rua da Barroca, no Bairro Alto, para nos desejar boas festas.

Em Legendary Tigerman, a tradição é, de resto, mais antiga que a própria prática de assinalar a data festiva com um concerto. Era ele um dos Tédio Boys e já percorria com Victor Torpedo [guitarrista de Tédio Boys e, posteriormente, dos Parkinsons ou dos Blood Safari] as ruas de Coimbra na noite de Consoada.

Há dez anos, em entrevista ao Ípsilon, Tigerman, que decididamente não tinha grande predilecção pela quadra natalícia (“a véspera e o dia de Natal são dias habitualmente fúteis e aborrecidos”, dizia), explicava que a génese destes concertos está, precisamente, nessa vontade de encontrar alguma agitação em dias vistos como entediantes. “É bastante desolador, nada se passa. Lembro-me que num período havia [de madrugada] sessões de filmes pornográficos e de artes marciais no Cinema Tivoli em Coimbra”, contou. “Andava sempre com o Vitinho [Vítor Torpedo] à procura de qualquer coisa para fazer nesses dias. É provável que estes concertos que faço agora venham daí, da procura de algo interessante que quebrasse a monotonia de uma tradição aborrecida”.

Muitos anos depois, já transformado em one man band, estreou-se em palco na noite de Natal com um concerto no Porto. Aterrou depois na ZDB, para não mais sair (com excepção de um ano de sabática). Neste momento já existem muitas propostas disponíveis para ocupar a noite de dia 25, mas Legendary Tigerman chegou primeiro e, ano após ano, foi transformando este concerto anual numa verdadeira instituição, grande demais para a pequena sala. Assim sendo, este ano, o Natal, não sendo todos os dias, será uns generosos três.

O autor de Femina ou True não estará sozinho. Com ele, uma série de velhos comparsas. João Doce (percussionista; WrayGunn), Afonso Rodrigues (guitarrista; Sean Riley & The Slowriders, Keep Razors Sharp), Rai (guitarrista; The Poppers, Keep Razors Sharp), Filipe Costa (Sean Riley & The Slowriders), Paulo Segadães (baterista) e João Cabrita (saxofonista), estes dois últimos, músicos que o vêm acompanhando ultimamente.

Os concertos têm início marcado para as 23h e os bilhetes têm o preço de 15€.

Sugerir correcção
Comentar