Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Megafone

Sweet Bigas: chocolate quente rápido

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas, sugere uma receita aos leitores do P3. Esta está pronta a aquecer qualquer barriga que se cruze com ela

Assim que entrei para a consulta de obstetrícia, a médica olhou para mim e soltou uma frase que anima qualquer grávida ao sexto mês de gestação: “Só cresceu a barriga, a Ana está igual”.

Largos segundos sem conter o sorriso e eis o rebate de consciência em forma de bombons de chocolate: um ou dois por dia, sempre à noite, e a caminho do sofá.

Contei-lhe o flagelo. De qualquer forma, mais vale saber por mim do que por aquela balança que diz em voz alta os quilos e os gramas que se alojaram no meu corpo. Um por um, acintosa.

– “Se for um quadradinho de chocolate negro pode comer” – retorquiu. “A Ana sabe que a sensação de bem-estar e felicidade provocada nas mães quando ingerem chocolate passa para o feto?”

E não duvidando, confirmei a tese: um estudo realizado por uma equipa de cientistas da Universidade de Helsínquia aponta para uma relação entre o consumo de chocolate na gravidez e a geração de bebés sorridentes e mais activos.

Determinada a mudar de hábitos, troquei os bombons pelo chocolate sugerido. A prova disso está nas linhas que se seguem. Só ainda não ajustei as quantidades, mas a Camila deu pulos de alegria com esta bebida quente.

Do que precisas:

[2 chávenas pequenas]

300 ml de leite

50 g de chocolate negro 70% (de boa qualidade)

2 colheres de sopa de doce de leite

1 pau de canela

Canela em pó, para decorar

Vamos a isto:

1. Leva um pequeno tacho ao lume e junta todos os ingredientes (excepto a canela em pó).

2. Mexe com uma vara de arames até que a mistura fervilhe e o chocolate esteja completamente derretido e incorporado.

3. Retira o pau de canela e serve a bebida bem quente com uma pitada de canela em pó.