Momentos da época negativa de Mourinho e do Chelsea

Campeão inglês tem apenas nove triunfos em 25 jogos.

Foto
Ian MacNicol/AFP

O Chelsea está apurado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, mas esse é o único facto normal da temporada do campeão inglês, que decidiu despedir José Mourinho.

A equipa está no 16.º lugar no campeonato, um ponto acima dos lugares de despromoção, perdeu a Supertaça inglesa e já foi eliminado da Taça da Liga. Em 25 jogos oficiais, somou nove vitórias, cinco empates (com um deles a resultar na eliminação da Taça da Liga) e 11 derrotas.

Foram muitos os pontos negativos de uma época inesperada. O PÚBLICO escolheu alguns que marcaram a temporada dos londrinos até agora.

Conflito com o departamento médico
Mourinho ficou chateado com a entrada em campo da médica Eva Carneiro e de outro elemento, que ele julgou prematura, para assistir Hazard nos momentos finais de um empate com o Swansea. Se o Chelsea estivesse no meio de um ciclo vitorioso, provavelmente a bronca, que ainda corre na justiça, não teria tido as mesmas proporções, mas a verdade é que provocou grande ruído à volta e no seio do clube, com muitos a reprovarem a atitude do treinador. Depois disso, o português esteve algumas vezes sob a alçada disciplinar da Premier League por críticas à arbitragem.

Derrota com o Manchester City
A época já não tinha começado bem para Mourinho, que perdeu a Supertaça de Inglaterra para o Arsenal, sofrendo, ao 14.º duelo, a primeira derrota de sempre contra Arsène Wenger, mas ao terceiro jogo oficial começou a perceber-se que o campeão não tinha andamento para a concorrência interna. No Etihad, o Manchester City ganhou por 3-0 e criou oportunidades para vencer pelo dobro, apesar do treinador português ter apelidado o resultado como “falso”.

Fragilidade em Stamford Bridge
Antes da época arrancar, Mourinho tinha perdido apenas dois dos 118 jogos realizados em casa nas provas inglesas (um no campeonato e outro na Taça). Contudo, na presente temporada, perdeu metade dos oito que fez, todos na Liga, o último deles perante o Bournemouth, que cumpre a primeira época de sempre no escalão principal. Muitas vezes a base do sucesso de Mourinho, Stamford Bridge deixou de ser um bastião.

Nona derrota e chicotada
Mourinho é despedido pela segunda vez no Chelsea poucos dias depois de os “blues” sofrerem em Leicester a nona derrota em 16 jornadas. Nas épocas anteriores da sua carreira, o português não perdeu mais do que seis jogos num campeonato.

Sugerir correcção
Comentar