Vamos ver “curtas” no dia mais curto do ano?

No dia mais curto do ano, 21 de Dezembro, são exibidas curtas metragens um pouco por todo o mundo. Em Portugal, o evento é festejado em 24 cidades

O dia 21 de Dezembro é especial por vários motivos. É dia do solstício de Inverno, da passagem para essa estação e é o dia mais curto ano. É precisamente desta última característica que surgiu o conceito “O Dia Mais Curto". Trata-se de um conjunto de ciclos onde são exibidas curtas metragens, nacionais e internacionais, tanto para adultos como para crianças.

Nascido em França no ano de 2011, o conceito alcançou de forma fulgurante um estatuto internacional, tendo sido replicado em dezenas de países, entre os quais Portugal. Por cá, o evento é organizado e coordenado pela Agência da Curta Metragem (ACM) de norte a sul e pelos arquipélagos e vai já na sua terceira edição. Entre 16 e 21 de Dezembro, 24 cidades vão exibir filmes escolhidos do programa internacional do evento.

Existem vários programas temáticos específicos dentro do âmbito do evento. “Panorama Nacional” é um deles e, como o nome o indica, pretende apresentar às multidões o que de melhor se tem feito a nível de curtas nacionais. Mistura nomes consagrados com talentos emergentes da cena portuguesa. “Amélia & Duarte”, de Alice Guimarães e Mónica Santos, “Blood Brothers”, de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, “Inventário de Natal”, de Miguel Gomes, são apenas alguns exemplos de filmes que serão exibidos neste programa.

Também na televisão

Os filmes que se inserem na rede promotora europeia Short Circuit vão estar em exibição como sendo parte do ciclo “Europa em Curtas”. Esta rede promove, pelos países europeus, novos autores, assim como o seu olhar sobre o mundo. No “Europa em Curtas”, os espectadores podem assistir a filmes de países como Holanda, Suíça ou Alemanha. Destaca-se também a presença de um filme português neste ciclo, “Pássaros”, de Filipe Abranches.

Já o programa “Contos à Sombra da Árvore” é dirigido a espectadores mais pequenos, com idade mínima de 4 anos. Também dirigido a crianças está o ciclo “Curtinhas”, desenvolvido pela Casa da Animação em conjunto com o Festival de Cinema de Estugarda (ITFS).

O “Dia Mais Curto” vai ainda ter duas sessões especiais: uma em Lisboa e outra em Vila do Conde. Na sessão lisboeta, a decorrer na Cinemateca Portuguesa, vão-se estrear várias curtas, algumas das quais com os próprios realizadores na plateia. No Teatro Municipal de Vila do Conde, vão ser exibidas duas curtas da Curtas Metragens CRL, entidade responsável pela criação da própria Agência de Curta Metragem.

Na televisão, a RTP e a TV Cine também vão participar nesta celebração. O programa Cinemax, da RTP, vai mostrar no dia 16, às 00h, os filmes “Três Semanas Em Dezembro”, de Laura Gonçalves, “Within”, de Natália Azevedo Andrade, “Vicky and Sam”, de Nuno Rocha, e “Miami”, de Simão Cayatte. Já a TV Cine vai exibir a partir das 21h do dia 21 os filmes “Lar Doce Lar” , de Pierre Clenet, Alejandro Diaz, Romain Mazevet, Paccolat Stéphane, “Nada Fazi”, de Filipa Reis e João Miller Guerra, e o filme “La Chambre Jaune”, de André Godinho.

Sugerir correcção
Comentar