Cavaco condecora presidente FPF e selecção de futebol de praia

Presidente notou que "nas novas gerações se vislumbra uma ambição de fazer ainda mais, dando novos motivos de orgulhos aos portugueses".

Foto
Miguel Manso/Arquivo

O Presidente República homenageou nesta terça-feira o "desporto rei", condecorando o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a selecção nacional de futebol de praia, sublinhando o orgulho nos atletas, técnicos e dirigentes que conquistaram a "admiração do mundo".

"Distinguimos hoje o desporto rei", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, na cerimónia onde condecorou o presidente da FPF, Fernando Gomes, e a selecção nacional de futebol de praia, que se sagrou campeã do mundo e europeia em 2015.

Considerando que este é "um momento histórico e único, do futebol português", Cavaco Silva notou que "nas novas gerações se vislumbra uma ambição de fazer ainda mais, dando novos motivos de orgulhos aos portugueses". "Motivo de orgulho de todos os portugueses, os atletas, a equipa técnica, os dirigentes conquistaram a admiração do mundo pelo talento revelado, fruto do seu trabalho e do seu profissionalismo", acrescentou.

O Presidente da República referiu-se ainda ao trabalho que Fernando Gomes tem desenvolvido à frente da FPF, lembrando que foi eleito com a maior votação de sempre para o comité executivo da UEFA e tem contribuído decisivamente para a realização de grande eventos do futebol em Portugal. Além disso, continuou, tem feito a aposta certa na valorização da selecção de jovens do futebol, vai levar a bom porto a construção da cidade do futebol, aproximou a selecção nacional das comunidades portugueses, deixou "o palco mediático aos atletas e aos treinadores e concentrou todo o seu trabalho na realização de objectivos desportivo que engrandecem o nosso país".

Falando em nome de todos os condecorados, Fernando Gomes lembrou que "nunca ninguém vence sem humildade, sem esforço e sem partilha" e que "a humildade foi o maior sublinhado destes atletas".

O presidente da FPF destacou ainda "a atitude sem complexos, com sentimentos sólidos e persistentes" que o Presidente da República tem demonstrado para com o futebol, agradecendo "a atenção, cuidado e proximidade" que Cavaco Silva tem dado ao desporto e às "diferentes vertentes do futebol".

Na cerimónia, que decorreu no Palácio de Belém, Fernando Gomes foi distinguido como Grande-Oficial do Infante D. Henrique, enquanto os jogadores da selecção de futebol de praia foram condecorados como oficiais da mesma ordem.

O treinador nacional, Luís Bilro, o seleccionador nacional, Mário Narciso, o chefe de delegação, Pedro Dias, e o treinador nacional, Tiago Reis, foram distinguidos como comendadores da Ordem do Mérito.

Sugerir correcção
Comentar