Orlando Cruz e António Araújo da Silva desistem da corrida a Belém

Candidatos anunciam que desistem a favor de Marcelo Rebelo de Sousa e de Paulo Morais.

Foto
A Flash mob será à frente do Palácio de Belém PÚBLICO/Arquivo

O candidato à Presidência da República Orlando Cruz anunciou que vai desistir a favor de Marcelo Rebelo de Sousa, no mesmo dia em que o candidato António Araújo da Silva também desistiu para apoiar Paulo Morais.

Orlando Cruz justificou a desistência com motivos de saúde e por indicação do médico. "Vou desistir (...) depois de ter tido um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Com pena minha, porque pela primeira vez ia levar a minha candidatura até ao fim, vou desistir, porque primeiro está a saúde", disse, pedindo aos seus apoiantes para votarem no candidato Marcelo rebelo de Sousa.

Orlando Cruz, 63 anos, antigo militante do CDS, conta que a sua equipa teve uma reunião na Faculdade de Direito [da Universidade do Porto] com Marcelo Rebelo de Sousa. "Acordámos que eu desistiria a favor dele e, portanto, não continuo com a minha candidatura, com muita pena minha, (...) era mais uma voz para defender os mais desfavorecidos, as questões ambientais, os direitos humanos ", declarou.

Orlando Cruz pediu a todos os seus apoiantes que apoiassem o professor Marcelo Rebelo de Sousa. "De todos os candidatos [Marcelo] é a pessoa mais capacitada para ser Presidente da República", defendeu, acreditando que "irá ser um grande Presidente da República" e assumindo que "na primeira volta teria que desistir a favor dele".

O ex-militar António Araújo da Silva, 63 anos, disse também à Lusa, via correio eletrónico, que também desistiu da sua candidatura à Presidência da República e pediu aos seus colaboradores para apoiarem a candidatura de Paulo Morais na corrida a Belém.

"Venho com o presente e-mail informar que hoje mesmo desisti de continuar com a minha campanha para candidato a Presidente da República, pelo que já não irei fazer esta semana a entrega das respectivas assinaturas por mim angariadas junto do Tribunal Constitucional."

António Araújo da Silva, que apresentou a 13 de Novembro no Porto a sua candidatura à Presidência da República dizendo querer seguir a ideologia do general Humberto Delgado, explica que vai dar o seu apoio ao candidato Paulo Morais, "caso ele aceite", porque este "candidato é um verdadeiro independente de partidarização".

As eleições presidenciais em Portugal estão marcadas para o dia 24 de Janeiro de 2016.

Sugerir correcção
Comentar