Lidl aumenta salário mínimo para 600 euros nas suas lojas

Aumento de 5,26% entra em vigor a 1 de Janeiro de 2016.

Foto
Até agora, um trabalhador do Lidl recebia 570 euros no seu primeiro ano na empresa Fernando Veludo/NFactos

O Lidl Portugal anunciou nesta segunda-feira que decidiu aumentar para 600 euros o valor do ordenado de entrada dos seus trabalhadores, auferido no primeiro ano de trabalho, um aumento de 5,26% que irá entrar em vigor a 1 de Janeiro do próximo ano.

Em comunicado, a cadeia de supermercados de origem alemã recorda que o ordenado mínimo no Lidl "já é acima do ordenado mínimo nacional e, com esta medida, todos os colaboradores a tempo inteiro que auferiam do valor base de 570 euros passam a receber o novo valor de 600 euros".

Isto representa um aumento salarial de 5,26% para todos os colaboradores abrangidos neste escalão.

"Esta medida entrará em vigor no próximo dia 1 de Janeiro 2016 e impactará todos os novos colaboradores das lojas e entrepostos, já que se trata do ordenado auferido no primeiro ano de trabalho", adianta o Lidl.

No comunicado enviado às redacções, a empresa de origem alemã refere que “o sector da distribuição alimentar em Portugal rege-se por contratos colectivos de trabalho, celebrados entre a entidade patronal e os sindicatos representativos da área da distribuição”. Dentro deste quadro, o Lidl afirma que efectua o pagamento de salários “acima dos valores acordados nos contratos colectivos de trabalho” negociados pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

O Lidl está presente em mais de 25 países, detendo cerca de dez mil lojas. Em Portugal, a insígnia tem 240 lojas, quatro entrepostos e 4800 colaboradores.

Sugerir correcção
Ler 35 comentários