Borussia Dortmund: Aubameyang lidera ataque temível

Depois da má época anterior, clube alemão voltou ao papel de principal rival do Bayern.

Foto
AFP

Depois de quatro anos como campeão (2010-11, 2011-12) ou vice-campeão (2012-13, 2013-14), o Borussia Dortmund esteve pior na época passada e o 7.º lugar na Bundesliga atirou-o para a Liga Europa. A era Jürgen Klopp durou sete temporadas e rendeu dois campeonatos, uma Taça, duas Supertaças e uma final da Liga dos Campeões. Thomas Tuchel é agora o novo treinador do adversário do FC Porto e essa é mesmo a grande mudança no clube.

Em relação à época anterior, o Dortmund melhorou significativamente e retomou o seu papel de principal perseguidor do Bayern Munique. Há um ano, neste ponto da temporada, estava nos lugares de despromoção. Actualmente, ocupa o 2.º lugar no campeonato, a cinco pontos do rival bávaro.

O conjunto "preto e amarelo" perdeu apenas os experientes – mas cada vez menos utilizados - Großkreutz e Kuba e ainda o atacante Immobile, mas por vontade própria, e manteve as principais figuras, o que justificava a vontade nula dos cabeças de série no sorteio o encontrarem já nesta fase da competição. O Borussia Dortmund tem qualidade em todos os sectores num plantel que inclui quatro campeões do mundo em 2014 (o guarda-redes Roman Weidenfeller e os defesas Hummels, Durm e Ginter, um central agora adaptado com sucesso a lateral-direito) e outros cinco internacionais alemães, mas o principal destaque terá de ir para os homens mais adiantados. A equipa marca uma média de quase três golos por jogo (2,93) e Reus, Shinji Kagawa, Mkhitaryan e Aubameyang constituem uma dor de cabeça para qualquer defesa. Este último, o melhor marcador da Bundesliga, tem vivido uma época de sonho com mais golos (26) do que jogos (25). Por oposição, o B. Dortmund, 2.º no Grupo C da Liga Europa, também tem sofrido mais do que um golo por jogo (1,14). O FC Porto marca (1,9) e sofre menos (0,67).

Entre os reforços, há três que têm tido muita utilização. O suíço Roman Bürki conseguiu roubar a titularidade na baliza a Weidenfeller - embora o alemão, na 14.ª época no clube, seja o escolhido para defender na Liga Europa - e faz parte do "onze" mais usado, tal como o médio-defensivo Julian Weigl, de 20 anos. O polivalente médio Gonzalo Castro é também entendido como uma peça útil, um papel que cumpriu durante 11 anos no Bayer Leverkusen.

Treinador: Thomas Tuchel.
Equipa tipo (4-3-3): Bürki, Ginter, Hummels, Sokratis, Schmelzer, Weigl, Gündogan, Kagawa, Reus, Mkhitaryan, Aubameyang.

Sugerir correcção
Comentar