Primeiros refugiados sírios chegam ao Canadá: "Bem-vindos"

Operação prevê o acolhimento de 25 mil pessoas até Fevereiro.

Foto
Justin Trudeau venceu as eleições em Outubro com a promessa de acolher refugiados no país. Mark Blinch/REUTERS

Um grupo de 163 refugiados sírios aterrou esta quinta-feira no aeroporto de Pearson, em Toronto, onde foi recebido pelo primeiro-ministro, Justin Trudeau. Até ao final do mês, é esperada a chegada de cerca de 10 mil refugiados, que partiram de compos de refugiados do ACNUR no Líbano, da Jordânia e da Turquia.

Apesar dos refugiados terem começado a chegar ao país no início de Novembro, este é o primeiro avião oficial do Estado a transportar refugiados sírios que irão receber asilo canadiano. Até ao fim de Fevereiro, o país espera alojar 25 mil sírios, numa campanha de acolhimento que dá prioridade a mulheres, crianças e homossexuais.

“Estamos a mostrar ao mundo como abrir os corações”, declarou o recém-eleito primeiro-ministro, Justin Trudeau. Ao contrário da política do seu antecessor, o conservador Stephen Harper, que não planeava realojar mais pessoas, Trudeau, do Partido Liberal, assumiu durante a campanha electoral o compromisso de acolher mais refugiados.  

O ambicioso projecto, “Operação Refugiados Sírios”, projectava inicialmente acolher os 25 mil sírios até ao final do ano. Mas por motivos de segurança relacionadas com os recentes atentados de Paris, o prazo foi estendido até Fevereiro.

Cerca de 800 sírios são avaliados por dia nos centros de acolhimento antes de voarem para o país. Homens não acompanhados não serão, por enquanto, incluídos no processo de acolhimento. Famílias, crianças, mulheres consideradas em risco, idosos e homossexuais serão as prioridades do programa.

A maior parte do financiamento para os refugiados vem da sociedade civil do Canadá. A lei de imigração do país prevê o apoio de privados e, durante um ano, os financiadores deverão ser responsáveis pelos refugiados, tanto para o suporte económico, como para ajudar as famílias sírias a encontrar casa, emprego, e escola para os mais novos. O Governo providencia cuidados de saúde, os custos da viagem e aulas de língua.

“Hoje eles saem do avião como refugiados, mas deixam este terminal como residentes permanentes do Canadá, com número de segurança social, cartões de saúde, e uma oportunidade de se tornarem plenos canadianos”, afirmou Trudeau no aeroporto onde alguns voluntários entregaram sacos com roupa de inverno, comida e produtos de higiene aos recém-chegados.

“Basta um post no facebook e temos tudo o que precisamos”, afirmou Lubna Altaher, da organização Ahlan Syria, ao jornal canadiano The Star. A publicação deu destaque na capa de quinta-feira à chegada dos sírios, com a manchete “Bem-vindos ao Canadá” e a respectiva tradução árabe.

“Este é um grande momento para o Canadá” disse o ministro da Imigração, John McCallum, presente no aeroporto de Toronto. “Isto mostra realmente quem somos. Este é um projecto nacional, não partidário”.

(Texto revisto por Joana Amado)

Sugerir correcção
Comentar