Compras e cultura – o que pode fazer no Porto este fim-de-semana

Está no Porto e procura novas coisas para fazer? Vai de visita à cidade e não sabe o que está a acontecer por lá? A Invicta tem neste fim-de-semana diversos programas que poderão interessar a toda a família.

Foto
a Igreja dos Clérigos está a festejar o seu primeiro aniversário de reabertura ao público ADRIANO MIRANDA

Um espectáculo de circo, um mercado de Inverno, um mercado de artigos em 2ª mão, uma exposição ou um concerto na Torre dos Clérigos. As ofertas são variadas e acontecem este fim-de-semana no Porto, que terá iniciativas um pouco por todo o lado.

O Mercado de Inverno de Serralves estará aberto das 10h até às 17h, mas se for de manhã poderá participar na oficina “Em torno do pão…”, uma iniciativa em que se ensinarão técnicas ancestrais no processo de fermentação deste alimento tão comum na mesa dos portugueses. O mercado terá vários produtos hortícolas e frutas da época, como já é habitual, a que se juntam iguarias como queijo, biscoitos, compotas ou trufas de chocolate.

O parque de estacionamento Silo Auto recebe este sábado mais uma edição do Flea Market Porto, no sexto piso. As vendas do chamado “mercado da pulga” ocorrem entre as 14 e as 19h, e a promessa é de grandes artigos em segunda mão. Nesta edição, junta-se também a Mini Porto Belo, uma iniciativa com o mesmo conceito de venda de artigos usados mas com o foco nos mais pequenos – são eles que vendem e é para eles que vendem. E para dinamizar ainda mais o edifício, ainda poderá assistir, no sétimo piso, ao Jameson Urban Soul, um evento que contará com concertos e djs. Destaque para a actuação de The Legendary Tigerman. E tudo com entrada gratuita.

Já numa perspectiva mais cultural, a Igreja dos Clérigos está a festejar neste sábado o seu primeiro aniversário de reabertura ao público. Para o celebrar, a organização oferece concertos e visitas guiadas aos seus visitantes. Os eventos são gratuitos, mas quem pretender participar nas visitas deverá inscrever-se para o email 250@torredosclerigos.pt. As iniciativas acontecerão tanto dentro da igreja como no exterior, e incluem actuações de vários coros, durante a tarde, e um concerto do saxofonista Henk van Twillert, às 21h30.

É também neste sábado, pelas 16h, que é inaugurada a exposição “Eugénio de Andrade – José Rodrigues, Retrato de uma amizade”. A iniciativa, que terá lugar na Fábrica Social – Fundação Escultor José Rodrigues, pretende mostrar a vida do poeta, não só através de objectos pessoais, mas também de uma colecção de postais feita pelo escultor José Gonçalves. Também serão divulgados poemas inéditos. A entrada é gratuita.

Se ainda não entrou no espírito natalício, ou se é um amante do circo, poderá também dar um salto ao Coliseu do Porto, que desde esta sexta-feira recebe a edição de 2015 do Circo do Coliseu. Este evento destaca-se dos tradicionais por não ter animais no seu espectáculo. Nesta edição, poderá encontrar uma Trupe de equilibristas do Circo Nacional de Xangai, ver um triplo salto mortal dos trapezistas de The Flying Aces, bem como a tradicional animação de palhaços. As entradas de fim-de-semana custam entre 8 e 18 euros.

Texto editado por Ana Fernandes

 

Sugerir correcção
Comentar