Palbit, uma PME que enfrenta a concorrência das grandes multinacionais

Empresa tem 200 funcionários e produz ferramentas de metal duro, que exporta para mais de 60 países.

Fotogaleria
Adriano Miranta
Fotogaleria
Adriano Miranta
Fotogaleria
Adriano Miranta
Fotogaleria
Adriano Miranta

Os homens não se medem aos palmos e a dimensão das empresas também não se mede em número de trabalhadores e volumes de facturação. O sucesso das empresas pode, antes, medir-se na capacidade de produzir com precisão e qualidade e com estas características ombrear nos mercados com os grandes players multinacionais. É o caso da Palbit, uma empresa de 200 funcionários que se dedica à produção de ferramentas de metal duro e que exporta para mais de 60 países.

“Quando adquirimos a empresa a sua produção era essencialmente para marcas terceiras. Não descuramos o mercado de private label [que ainda tem um peso de 45% nas contas], mas procuramos propiciar novas condições para a empresa, decidindo criar a nossa própria marca e gama de produtos, e com isso fazer o ataque ao mercado a nível mundial”, resume Jorge Ferreira, um dos três administradores da Palbit que, em 2002, avançou com um management buy out (MBO) da empresa, operação que a resgatou das dificuldades financeiras que então atravessava. “Triplicámos o volume de negócios e no centro de toda essa estratégia esteve, como não podia deixar de ser, a inovação”, sintetiza.

Foi uma aposta ganha e, este ano, reconhecida com o prémio PME Inovação COTEC-BPI . A rapidez com que a Palbit consegue dar resposta ao mercado, desenvolvendo novas ferramentas e criando novas linhas de produto é o principal argumento que apresenta quando vai ganhando quota de mercado e competindo directamente com grandes multinacionais. Uma das vantagens que possuiu é o conhecimento profundo que existe na empresa de todo o ciclo de produção – desde a matéria-prima (a empresa chegou a ter uma exploração mineira, as minas de galena do Palhal, e domina todas as técnicas de trabalho com o zinco e o cobre e agora, também, com o tungsténio, o principal material com que trabalha), até ao produto final, operando numa área em que a precisão e a durabilidade desses mesmos produtos são as características mais valorizadas. “Somos uma empresa de alto valor acrescentado, muito tecnológica, e com requisitos de tolerância muito apertados. Trabalhar com intervalos de cinco microns é algo normal. Não podemos falhar”, diz Jorge Ferreira.

Com um volume de facturação anual a rondar os 12 milhões de euros, o administrador diz que num ano de fraco investimento em inovação este atinge sempre o milhão de euros. “Nos bons anos, esse investimento pode chegar a três milhões”, recorda, referindo-se aos investimentos avultados a que pode chegar a aquisição de maquinaria. Daniel Figueiredo, director do gabinete de desenvolvimento e inovação, refere que os projectos de investigação envolvem cerca de quatro milhões de euros. “É um objectivo que perseguimos: cerca de 20% do que estamos a vender em determinado ano deve estar relacionado com um projecto que tenha sido  desenvolvido internamente nos últimos quatro anos”, argumenta, porque também são estes projectos que trazem mais escala e mais margem de rentabilidade à empresa.

Cerca de dois terços dos recursos humanos continuam afectos à produção, mas não é segredo que esta se quer cada vez mais robotizada. E a política é de que cada vez que um funcionário termina o contrato na empresa (por questões de idade e reforma) é substituído sempre por técnicos qualificados. “Quase sempre licenciados em engenharia”, sintetiza Jorge Ferreira.

A Palbit actua em três áreas de negócio distintas sendo que é nas ferramentas de corte que encontra maior volume de negócio de produção - pesam cerca de 87% da facturação. Trata-se de peças de grande durabilidade, usadas em praticamente tudo quanto é processo industrial, tendo a Palbit clientes nos sectores ferroviário, automóvel, energia ou aeroespacial. Outra área de negócio, e que pesa 12% na facturação da empresa, são as ferramentas anti-desgaste, muito usadas na área de produção de papel, por exemplo. A terceira área, quase residual, são as ferramentas para pedreiras. A empresa tem mais de 15 mil referências na sua carteira de produtos, sendo que em volume de produção recorrente concentra a sua actividade em cerca de 4500 referências. “Ao contrário da maioria dos negócios, nós só conseguimos vender uma ferramenta quando provamos que a nossa é melhor do que a do concorrente”, termina o administrador.

 

Nome: Palbit

Data de Fundação: 2004

Actividade: Ferramentas de metal duro

Sede: Albergaria-A-Velha

Sócios: 3

Trabalhadores: 200

Facturação: 12 milhões de euros

Mercados externos: 60 países

Produtos: Ferramentas de corte, ferramentas de anti-desgaste, ferramentas para pedreiras

Sugerir correcção
Ler 3 comentários