Paulo Morais critica Estado por não cumprir convenção contra a corrupção

Candidato independente lamenta que Portugal pouco faça pela recuperação de activos, como no caso BPN, que "custou sete mil milhões de euros".

Foto
Paulo Morais tem olhado com "perplexidade" para o cenário político que se vive em Portugal Paulo Pimenta

O candidato presidencial independente Paulo Morais acusou esta quarta-feira, em Coimbra, o Estado português de não estar a cumprir a convenção das Nações Unidas contra a corrupção, nomeadamente na protecção dos denunciantes e na recuperação de activos.

"Portugal foi dos primeiros países a assinar a convenção, o parlamento português foi dos primeiros a ratificar e, no entanto, ao fim de todos estes anos, não cumpre minimamente aquilo a que está obrigado: a protecção de denunciantes e a recuperação de activos", declarou o professor universitário.

Paulo Morais, que falava numa conferência na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, intitulada "Portugal, o que Mudar?", no Dia Internacional Contra a Corrupção, salientou que, nestes dois aspectos, o país "tem de ter uma atitude imediata".

Perante uma plateia maioritariamente constituída por estudantes, o candidato considerou que Portugal "está a falhar redondamente" na recuperação de activos, apesar de uma boa legislação e de a Polícia Judiciária possuir um gabinete para essas situações.

"A convenção defende que o combate à corrupção só é verdadeiramente eficaz quando a sociedade consegue ressarcir-se do prejuízo que a corrupção lhe inflige. E, em Portugal, praticamente não se recuperam activos e os poucos que se recuperam também não são leiloados ou vendidos por forma a recuperar esse mínimo de capital", sublinhou.

Paulo Morais salientou que apesar de Portugal "ter casos de corrupção caríssimos, como o BPN, que custou sete mil milhões de euros, e muitos outros, esses activos não são recuperados para a sociedade e têm de ser recuperados".

Considerando a corrupção como o "cancro da vida pública portuguesa", o candidato presidencial disse que foram diversos casos que levaram o país à crise, sendo, segundo a sua estimativa, responsáveis por cerca de 30% da dívida pública.

"Os casos de corrupção em Portugal são permanentes: no Euro 2004, na Expo 98, nas Parcerias Público-Privadas, no BPN, no BPP, no BES, os casos são inúmeros, são todos muito caros e pagámo-los amargamente", frisou, defendendo que só o combate à corrupção pode ajudar Portugal a sair da situação em que se encontra.

Caso seja eleito Presidente da República, Paulo Morais anunciou que a sua primeira medida será convocar extraordinariamente a Assembleia da República, para que aquele órgão de soberania elabore uma estratégia global de combate à corrupção nos termos dos tratados internacionais já assinados, que "comece, desde logo, por combater a corrupção dentro do próprio parlamento".

Sugerir correcção
Comentar