O retrato da família fadista

Em exposição no Museu do Fado até final do ano, Álbum de Família, de Aurélio Vasques, coloca lado a lado fadistas, músicos, poetas ou construtores de guitarras. O catálogo inclui 128 fotografias que formam um retrato alargado de quem faz hoje o fado.

Fotogaleria
Ana Moura em Álbum de Família Aurélio Vasques
Fotogaleria
Cristina Branco em Álbum de Família Aurélio Vasques
Fotogaleria
Maria do Rosário Pedreira em Álbum de Família Aurélio Vasques
Fotogaleria
Camané em Álbum de Família Aurélio Vasques

Diante de um banal fundo preto, Aurélio Vasques fotografou durante quatro meses 128 personalidades ligadas ao fado. O mesmo fundo, o mesmo local, a mesma luz, tudo pensado para um efeito duplo: o de esbatimento de qualquer hierarquia entre fadistas, músicos, poetas, engenheiros de som, estudiosos ou construtores de guitarras; e, por outro lado, o relevo da personalidade individual ampliado por esse espaço comum, neutro, anónimo que cada um habita à sua maneira e onde impõe a sua verdade.

O dispositivo simples montado pelo fotógrafo (e também realizador) resultante na exposição (até final do mês no Museu do Fado, em Lisboa) e no catálogo Álbum de Família tem como intenção direccionar a atenção de imediato para o olhar do retratado. É quase impossível resistir a esse confronto olhos nos olhos, como se desde logo se estabelecesse um diálogo entre espectador e fotografado.

Também por isso, foi preciso convencer cada interveniente a não se deixar intimidar pela câmara e encará-la de frente, numa atitude que baixa a guarda e expõe de forma crua. “Aquele olhar diz tudo e gostava que as pessoas sentissem logo as vidas e a alma de quem está ali”, explica Aurélio Vasques ao PÚBLICO. “Através da conversa que fazia antes com todos eles e das pesquisas que antecediam as sessões fui tentando perceber como poderia mostrar um pouco de cada um no respectivo retrato. Depois, a maneira como se colocam e a forma como o corpo cai diz muito de quem está ali.”

Álbum de Família, mais até do que uma exposição e respectivo catálogo, é um projecto que pretende fixar a galeria daqueles que hoje dão forma ao fado, colocando lado a lado históricos como Carlos do Carmo, Maria da Fé ou Argentina Santos, nomes de ponta de uma geração que já se impôs como Camané, Mariza ou Ana Moura e valores emergentes como Gisela João ou Marco Rodrigues, mas também Hugo Ribeiro (técnico da Valentim de Carvalho que era o homem de confiança de Amália), o baixista Joel Pina, o guitarrista José Manuel Neto, o construtor Gilberto Grácio ou os poetas Maria do Rosário Pedreira e Nuno Júdice.

Nome e data

Nas paredes do Museu houve apenas espaço para dispor 22 retratos quase à escala real, estando a totalidade dos retratados até à data incluída no catálogo – organizado por ordem cronológica das fotos e fornecendo como única informação nome e data da foto. A intenção dessa escassez de dados é clara: havendo aqueles que serão facilmente reconhecíveis do público menos especializado, a curiosidade que qualquer retrato possa despertar sobre alguém menos mediático só ficará satisfeita se o público fizer o seu trabalho de casa e for obrigado a pesquisar e disponibilizando-se para ser surpreendido.

Na sua actividade paralela como realizador, Aurélio Vasques foi registando ao longo dos anos vários videoclips e especiais (para televisão ou DVD) com uma série de fadistas. “Como é lógico, e pelo facto de ir trabalhando na música, fui ouvindo e fui-me apaixonando, e procurando mais, mais e mais”, conta. O primeiro fruto dessa paixão crescente chamou-se Fado, documentário realizado por Vasques juntamente com Sofia de Portugal, em 2012, e em que 12 figuras respondem a um questionário que pretende destapar a sua relação com o fado. De certa forma, é aí que se encontra a raiz de Álbum de Família.

O resto foi consequência de uma vontade de voltar a estudar. Aurélio dedicava-se profissionalmente sobretudo à realização e quis investir numa formação mais aprofundada em fotografia no Atelier de Lisboa, sob a orientação de Paulo Catrica. “Durante os primeiros cinco meses andei um bocadinho perdido, sem saber muito bem o que fazer”, confessa. Depois chegou a uma primeira conclusão de que queria “realizar um projecto com pessoas e em que estivesse inscrita a memória”. Aproveitando as pistas deixadas pelo documentário, dirigiu-se então ao Museu do Fado e à sua directora, Sara Pereira, propondo essa tarefa ambiciosa de compor um álbum de família.

A parceria com o Museu do Fado tornar-se-ia fundamental a partir desse momento, permitindo à lista inicial do fotógrafo acrescentar nomes menos óbvios mas de extrema importância para o meio fadista e que, obrigatoriamente, teriam de constar desta extensa família que canta, toca, escreve, grava, pensa e vive o fado. A lista foi crescendo e o Museu desencadeou os contactos para avançarem com as sessões. Se o projecto não está ainda concluído e pretende continuar a documentar toda esta comunidade, nalguns casos a saúde debilitada obrigou a avançar rapidamente. Beatriz da Conceição, lamenta-se o fotógrafo, já não foi a tempo. Após várias tentativas falhadas, o desaparecimento da fadista no passado mês de Novembro afastou-a desafortunadamente deste conjunto.

Nu e cru

Na única excepção em que teve desmontar o estúdio e levá-lo consigo até à presença de uma destas personalidades, Aurélio conseguiu registar Argentina Santos, cantadeira mítica do fado, actualmente hospedada na Casa do Artista e com uma mobilidade limitada. “Estava com algum receio de como sairia”, confessa, “porque uma das coisas que queria era que os retratos não passassem uma imagem negativa, porque é uma memória que fica. Acho que foi bem conseguido porque em momento algum se vê naquele retrato uma dor do momento – que senti que existia.”

Argentina Santos, assim como Celeste Rodrigues, são também excepções no que toca a olhar a câmara de frente. No caso de Celeste, não foi propriamente uma surpresa. “Já a tinha fotografado anteriormente e percebi que ela tem essa relação com a máquina: ela não precisa de nos dirigir o olhar para entrar dentro de nós. Há ali uma alma qualquer com que nos encantamos e deixamos ir.” Mas para Aurélio, não foram exactamente difíceis de fotografar, “no sentido em que estão muito bem resolvidas na vida, não têm preconceitos nenhuns e expõem-se facilmente”.

O mais difícil, por vezes, foi mesmo a sua opção por fotografar em analógico. “Hoje em dia, já ninguém está habituado a que uma fotografia não possa ser vista de imediato no ecrã”, comenta. E essa negociação de confiança, de aceitar ser retratado sem sorrisos – outro dos pedidos do fotógrafo – e só mais tarde ser confrontado com o resultado, essa parte sim foi dura. Porque se o fado é uma música nua e crua, fotografá-lo também o pode ser.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários