Há um português nomeado para os Grammys: André Allen Anjos (RAC)

O músico e produtor português, a residir nos EUA, foi nomeado na categoria de Remistura. Os cantores portugueses Fernando Guimarães e João Fernandes, através da sua integração na Orquestra Boston Baroque, concorrem também em Melhor Gravação de Ópera.

Foto

As nomeações para a 58.ª edição dos prémios Grammy foram reveladas na última segunda-feira, e entre os eleitos nas 83 categorias há um português — trata-se de André Allen Anjos, mais conhecido pelo pseudónimo RAC, que está nomeado na categoria de remistura, tendo recriado numa linha dançante o tema Say My Name, uma colaboração da dupla de electrónica norte-americana Odesza com a inglesa Zyra. O tema foi retirado do álbum In Return, lançado o ano passado pela Counter Records, subsidiária da conhecida editora britânica Ninja Tune.

André Allen Anjos nasceu no Porto, tendo deixado a cidade em 2005 para se mudar para os Estados Unidos, vivendo actualmente em Portland. O músico e produtor fundou em 2007 a plataforma Remix Artist Collective (RAC), projecto que hoje é apenas constituído por ele. Desde essa altura já remisturou imensos temas de nomes consagrados da música popular como os Radiohead, Lana Del Rey, Yeah Yeah Yeahs, The Shins, Bloc Party ou Lady Gaga.

Em 2007 acabou por dar nas vistas com uma remistura para Sleeping lessons, dos The Shins, seguindo-se outros passos importantes como a recriação de Blue Jeansde Lana Del Rey, ou Homede Edward Sharpe and The Magnetic Zeros. Mais recentemente, focou-se mais em trabalhos originais. Em Abril do ano passado lançou o álbum de estreia Strangers, ou a banda sonora para o videojogo Master Spy, para além de singles como Back of the car e One house, com Speak na voz.

Na actualidade, actua regularmente ao vivo com a sua banda, expondo uma música pop electrónica que o próprio assume como incorporando influências dos anos 80, pela lente dos 90, acabando por criar um contexto que faz sentido hoje, como se constata ouvindo uma das suas últimas canções — Cant' forget you, com a voz de Chelsea Lankes. 

Na categoria à qual concorre estão também nomeados nomes como Dave Audé, com a remistura de Uptown Funk de Mark Ronson & Bruno Mars, Kaskade pelo tema Runaway (U & I) de Galantis, Fatum com o tema Hold On de JES, Shant e Clint Maximus, e CFCF pela recriação de Berlin by Overnight, original de Daniel Hope.

Entretanto, os cantores portugueses Fernando Guimarães e João Fernandes, que integram a orquestra Boston Baroque, que gravou a ópera Il ritorno d'Ulisse in Patria, de Monteverdi, está também nomeada para um prémio de música Grammy, na categoria de Melhor Gravação de Ópera.

Gravada nos Estados Unidos em 2014 e editada pela Linn Records, a gravação conta com o tenor português Fernando Guimarães a interpretar o protagonista, Ulisses, ao lado da meio-soprano Jennifer Rivera, no papel de Penélope.

O elenco que interpreta a ópera conta ainda com o cantor João Fernandes (baixo). O tenor português protagonizou igualmente a encenação dirigida por Martin Pearlman em Boston, em Abril de 2014, naquela que foi a sua estreia nos palcos americanos. A cerimónia dos Grammys decorrerá a 15 de Fevereiro, no Staples Center, em Los Angeles, Califórnia.