Haverá outra mulher escondida atrás de Mona Lisa?

O autor desta suposta descoberta garante que por trás do quadro actual se encontra a imagem de uma mulher sentada a olhar para o lado e sem o enigmático sorriso de Gioconda.

Foto
JACKY NAEGELEN

Um engenheiro francês acredita ter encontrado um retrato escondido por trás do famoso quadro de Leonardo da Vinci. A alegada descoberta vai ser revelada num documentário a exibir amanhã pela BBC 2.

Pascal Cotte, que nos últimos anos se tem dedicado a estudar obras de Leonardo da Vinci, afirma ter demorado dez anos a analisar o quadro antes de avançar com esta conclusão.

Segundo Cotte, que afirma ter usado a tecnologia de luz reflexiva para estudar a Mona Lisa, é possível ver a imagem de uma pessoa sentada mas a olhar para o lado e sem o enigmático sorriso de Gioconda.

O engenheiro francês, que fundou a empresa Lumiere Technology, teve acesso à pintura em 2004, com a autorização do Museu do Louvre. De acordo com a BBC, Pascal Cotte é um pioneiro da técnica Layer Amplification Method (método de amplificação de camadas), que usou para esta análise.

A técnica consiste na “projecção de uma série de luzes intensas”, explicou Cotte. Posteriormente a câmara mede os reflexos da luz e é a partir desses valores que o engenheiro afirma reconstruir o que aconteceu entre as várias camadas da pintura.

Contactado pela BBC, o Museu do Louvre recusou-se a comentar as declarações de Cotte.

Não é a primeira vez que Pascal Cotte dedica o seu tempo a analisar a obra mais famosa do artista italiano. Em 2007 já havia garantido por exemplo que, afinal, da Vinci teria pintado sobrancelhas a Mona Lisa. O francês chegou a esta conclusão após ter captado um retrato ampliado e em alta resolução.

Mas Pascal Cotte afirma que desta vez a sua investigação vai ainda mais longe. As especulações em redor da Mona Lisa têm sido frequentes ao longo dos anos, sendo uma das mais frequentes a que se debruça sobre a identidade da retratada. Alguns historiadores apontam para Lisa Gherardini como tendo sido a modelo de Leonardo da Vinci. Mas as dúvidas permanecem.

Agora Cotte defende que a imagem que diz ter descoberto, e que se esconde atrás da pintura é, de facto, a de Lisa. No entanto argumenta que a imagem mundialmente conhecida é o retrato de outra mulher.

“Quando terminei a reconstituição de Lisa Gherardini, estava diante de um retrato e ela é completamente diferente da Mona Lisa que vemos hoje. Não é a mesma mulher”, afirmou à BBC.

Também em declarações à BBC, o historiador de Arte Andrew Graham-Dixon acredita que esta “será, sem qualquer dúvida, uma das histórias deste século”. E acrescenta: “provavelmente haverá alguma relutância por parte do Louvre em mudar o título do quadro, porque é disso que se trata – é dizer adeus a Mona Lisa, ela é outra pessoa”.

Graham-Dixon é também o responsável pelo documentário Os Segredos de Mona Lisa, que a BBC 2 vai emitir na noite de 9 de Dezembro, e no qual serão reveladas as supostas descobertas de Pascal Cotte.

Sugerir correcção
Comentar