App Google transforma smartphones em câmaras de realidade virtual

Aplicação para Android lançada esta semana cria fotografias tridimensionais.

As fotografias tridimensionais devem ser vistas através da Google Cardboard
As fotografias tridimensionais devem ser vistas através da Google Cardboard Google
Google
Fotogaleria

O Google lançou esta semana uma app para Android que cria fotografias tridimensionais para serem vistas através da Google Cardboard, uma estrutura em cartão com uns óculos desenvolvida pela empresa.

Com a app Câmara Cardboard instalada, o utilizador tira uma fotografia em 360 graus com a câmara do seu smartphone, ou seja, um pouco mais que uma panorâmica, e capta ainda o som ambiente. Depois, o telemóvel é inserido na Google Cardboard e o resultado é uma fotografia em 3D, que pode ser explorada em várias direcções e com o som que foi captado no momento em que a imagem foi tirada. O objectivo é que o utilizador experiencie uma situação de realidade virtual, percorrendo a imagem.

Mike Podwal, gerente de produto da Cardboard, explicou ao site Engadget que a app, gratuita e disponível na Google Play em 17 línguas, é capaz de transformar as fotos panorâmicas em 3D através de um software computacional e a mesma tecnologia de ligação usada na plataforma Jump VR do Google. Os remendos no topo e em baixo das imagens ainda mostram irregularidades, mas, segundo Mike Podwal, o Google está a trabalhar para melhorar essas zonas e tornar a imagem mais uniforme.