Utilizadores do Facebook vão ter streaming de vídeo

Imagens em directo podem ser partilhadas com os amigos que se quiser, recebendo o seu feedback no momento.

Fotogaleria
Facebook
Fotogaleria
Facebook

Primeiro, a funcionalidade Live estava apenas disponível para as celebridades e algumas figuras públicas, depois para jornalistas e, agora, o Facebook anunciou que alguns utilizadores já podem testar a partilha de vídeos em directo na rede social, para já apenas nos Estados Unidos e nos iPhones, mas com a experiência a ser alargada, em breve, a outros países e ao Android.

Numa nota divulgada no seu blogue, a rede social explica que para iniciar uma partilha de um vídeo em directo basta aceder a Update Status (actualizar estatuto) e aí seleccionar o ícone de Live Video (vídeo em directo). Antes de iniciar a emissão, é possível escrever uma pequena descrição e escolher as pessoas com quem se pretende partilhar as imagens. Durante a emissão do vídeo, o utilizador tem acesso ao número de pessoas que estão a visualizar o directo, o nome dos amigos que estão a seguir as imagens e os comentários que vão sendo feitos. No final do streaming, o vídeo do que foi mostrado fica gravado na cronologia como qualquer outro vídeo, podendo este ser apagado ou mantido para que outros amigos o possam ver mais tarde.

Para saber se um amigo iniciou o seu streaming de vídeo basta ir seguindo o feed de notícias, sendo que, enquanto o utilizador vê as imagens em directo, pode accionar o ícone Subscrever e a partir daí ser notificado sempre que esse amigo iniciar o Live.

Além desta novidade, o Facebook anuncia ainda a possibilidade de agrupar fotografias e vídeos que foram feitos na mesma altura e criar uma espécie de colagem. Quando selecciona o ícone Foto, o utilizador acede aos momentos mais recentes registados organizados em grupos de colagens com base em quando e onde as fotos e vídeos foram captados. O utilizador pode sempre editar as colagens e adicionar um título ao grupo criado antes de o partilhar. Esta funcionalidade já está disponível para o iPhone, mas só chega ao Android no início de 2016.

“As razões para as quais as pessoas o quiseram [o Live] foram bastante diferentes das celebridades”, indicou ao The Verge a directora de design de produto do Facebook, Julie Zhou. Segundo a responsável, o objectivo foi permitir que “amigos e familiares fossem convidados para momentos especiais na vida das pessoas”, como aniversários, por exemplo.

Sugerir correcção
Comentar