Muita GNRation em 2016: Kode9, Ben Frost, Noiserv a musicar Miyazaki

A programação do primeiro trimestre da sala bracarense promove concertos únicos, como o de Noiserv sobre imagens do realizador de animação Miyazaki ou residências como a dos HHY & The Macumbas, enquanto toma o pulso à criação musical contemporânea com Kode9 ou Ben Frost.

Foto
Dias 15 e 16 de Janeiro Noiserv mergulha no universo de Miyazaki para criar um filme concerto Miguel Manso

Nos últimos anos, a bracarense GNRation tem sido bem mais que um palco para concertos. Isso está-lhe de resto, inscrito na genética: “espaço dedicado à criação, produção e consumo de actividades artísticas e criativas”, lê-se na apresentação disponível no site do espaço. A programação para o primeiro trimestre de 2016 confirma essa identidade.

Dias 15 e 16 de Janeiro Noiserv mergulha no universo de Hayao Miyazaki, nome indispensável no cinema de animação (a longa A Viagem de Chiiro, a série Conan, O Rapaz do Futuro), para criar um filme concerto incluído num ciclo dedicado ao realizador de 74 anos que, em 2013, anunciou a sua reforma – entretanto, estreou este ano As Asas do Vento, possivelmente a sua última longa-metragem.

Enquanto estivermos a ouvir a música que o autor de Almost Visible Orchestra compôs para as imagens de Miyazaki, já os HHY & The Macumbas, combo de dimensão variável com sede no Porto e um dos mais fascinantes agrupamentos musicais a nascer em Portugal nos últimos anos, estarão avançados na residência artística proporcionada pelo GNRation. Os autores de Throat Premission Cut, banda de xamãs sem tempo que sintetiza free jazz, dub, voodoo caribenho, electrónica expansiva, kraut rock e demais psicadelismos, subirão a palco dia 29 de Janeiro.

Nos dois meses seguintes, destaque para o encontro entre o baterista Chris Corsano e o saxofonista Joe McPhee (concerto a 12 de Fevereiro, workshop no dia seguinte), instrumentistas jazz de gerações diferentes, mas unidos pelo virtuosismo e pela consequente procura de novos espaços para a exploração musical. Em Março, o espaço bracarense receberá outro explorador de destaque no cenário contemporâneo, este feito de electrónica densa, pintada de negro noite e vasta como o oceano que o rodeia. Dia 18, o australiano sedeado na Islândia Ben Frost apresentará no GNRation o seu novo último trabalho, Aurora.

Entre Corsano/McPhee e Ben Frost,os programadores destacam a presença em Braga do trio nova-iorquino Dawn of Midi (piano, bateria e contrabaixo), que cativaram a atenção da crítica com a música em tangente à história do jazz registada no álbum Dysnomia. No concerto de 17 de Fevereiro (repete dia 18 no Salão Brazil, em Coimbra), a primeira parte estará a cargo do duo português OZO.

A programação completa-se com a plataforma “Trabalho da Casa”, através do qual a GNRation encomenda a artistas locais a apresentação de obras específicas – no início de 2016, entre 27 de Fevereiro e 24 de Março, o trabalho, música e instalação, estará a cargo da editora con+ainer. O trimestre encerrará dia 24 de Março com a presença do escocês Kode9, fundador da editora Hyperdub e um dos nomes imprescindíveis saído da cena dubstep londrina, que será acompanhado em cartaz por Nigga Fox e pelo colectivo de DJs bracarense Consórcio.

Sugerir correcção
Comentar