Fabio Aru vai pedalar na Volta ao Algarve

Vencedor da Volta a Espanha é um dos ciclistas inscritos pela Astana. Eticc-QuickStep e IAM, equipas do World Tour, também garantem presença.

Foto
Joseba Etxaburu/Reuters

Fabio Aru, que venceu a Volta a Espanha em Setembro, é um dos ciclistas com participação assegurada na 42.ª edição da Volta ao Algarve. O italiano foi inscrito pela Astana e vai liderar a equipa cazaque, composta também por Luis León Sánchez, vencedor da prova de fundo dos Jogos Europeus e quinto na “Algarvia” de 2015, Miguel Ángel López, vencedor da Volta a França do Futuro em 2014, Diego Rosa, Paolo Tiralongo, Dario Cataldo, Tanel Kangert e Bakhtiyar Kozhatayev.

A cerca de dois meses do início da prova, que vai decorrer entre 17 e 21 de Fevereiro, a organização tem já onze equipas confirmadas, sendo que cinco são as melhores formações mundiais de 2015, de acordo com o ranking WorldTour por equipas: Eticc-QuickStep (Bélgica) - confirmada nesta terça-feira mas ainda sem revelar a lista de pré-inscritos -, Astana (Cazaquistão), Movistar (Espanha), Katusha (Rússia) e Team Sky (Reino Unido).

Quem também garantiu presença nesta semana foi a suíça IAM Cycling, que inscreveu Heinrich Haussler, actual campeão de fundo da Austrália, Matthias Brandle, campeão austríaco de contra-relógio em 2014, Jarlison Pantano, Jonas van Genechten, Dries Devenyns, Leigh Howard, Sondre Holst Enger e Oliver Zaugg.

Cannondale (EUA), Lotto Soudal (Bélgica), Lotto NL-Jumbo (Holanda), Tinkoff (Rússia) e Trek Factory Racing (EUA) são as restantes equipas da categoria WorldTour confirmadas para esta edição da Volta ao Algarve, a que se juntam Bora-Argon 18 (Alemanha), Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), Novo Nordisk (EUA), Roth-Skoda (Suíça), Rusvelo (Rússia) e Verva ActiveJet (Polónia), todas equipas da categoria Continental Profissional.

A lista de corredores apresentada é provisória, sendo que as equipas esperam pelos próximos estágios para decidirem os corredores com que se apresentarão em cada prova. No entanto, Geraint Thomas, da Team Sky, já anunciou que vai ter a possibilidade de defender o título conquistado na edição anterior.

A Volta ao Algarve, um dos grandes acontecimentos velocipédicos do ano em Portugal, já contou com a presença de corredores como Lance Armstrong, que disputou a corrida em 2004, e Alberto Contador, que integrará a equipa da Tinkoff e venceu a “Algarvia” em 2009 e 2010. Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar