Benfica e FC Porto ficaram pelo caminho na Europa

Tinham de vencer para seguir em frente na Taça da FIBA Europa, mas perderam.

Foto
SL Benfica

Os outros resultados da noite tornaram as contas fáceis de fazer para Benfica e FC Porto: para seguirem para a próxima fase da Taça da FIBA Europa tinham apenas que ganhar os seus jogos em casa na última jornada da fase de grupos. Ambos poderiam seguir em frente como os dois melhores terceiros classificados da Conferência 1, mas nenhum conseguiu ganhar, terminando a participação portuguesa na nova competição europeia de basquetebol.

Os clubes lusos venderam cara a derrota, mas não conseguiram contrariar o favoritismo dos seus adversários, que acabaram a primeira fase de grupos como líderes invictos. O tetracampeão nacional foi o que esteve mais perto de obter a qualificação, mas foi derrotado na Luz pelo Antuérpia Giants (Bélgica) por um lançamento no último segundo (77-79). O conjunto portista chegou a passar para a frente no último período depois de recuperar de uma desvantagem de 14 pontos, só que voltou a ver o Fraport Skyliners (Alemanha) fugir no marcador (58-67).

Tanto “águias” como “dragões” terminaram os seus grupos (B e G, respectivamente) na terceira posição, com duas vitórias e quatro derrotas. Os grandes beneficiados com as derrotas dos dois clubes nacionais foram o Sodertalje Kings (Grupo C) e o Boras (Grupo E), ambos da Suécia, que se apuraram como os melhores terceiros, com três triunfos em seis encontros.

O poste Ivica Radic (22 pontos), o extremo Carlos Andrade (17 e quatro assistências) e o base Mário Fernandes (oito pontos, sete ressaltos e sete assistências) ajudaram a manter o Benfica no jogo até ao fim, com tudo a decidir-se no último minuto.

A perder por quatro a 38 segundos do fim, a equipa de Carlos Lisboa ganhou vida com o terceiro triplo de Andrade antes de Fernandes empatar a cerca de dois segundos do fim. Parecia pouco tempo, mas foi suficiente para o Antuérpia Giants conseguir uma jogada vitoriosa, com um cesto de Jean-Marc Mwema, num lance mal defendido pelo Benfica. O norte-americano Kwame Vaughn foi o melhor concretizador dos visitantes, com 20 pontos.

No Porto, o jogo arrancou muito mal para os “azuis e brancos”, que sofreram um parcial de 0-10 após o apito inicial e se encontraram a perder por 14 ainda no 1.º período. A recuperação foi lenta, mas contínua, com os homens de Moncho López a conseguirem passar pela primeira vez para o comando a sete minutos do fim (53-52). Mas o base Jordan Theodore (20) voltou a desequilibrar o jogo a favor do Skyliners, com dez pontos da linha de lance livre. O base Pedro Bastos foi o melhor marcador portista, com 11 pontos.

Sugerir correcção
Comentar