Hour of Code está de volta com aulas de 60 minutos de programação

Iniciativa organizada em Portugal pela Associação de Professores de Informática decorre durante uma semana.

Foto
Nelson Garrido

A iniciativa Hour of Code regressou este ano para mais uma semana de programação dedicada a instituições, professores e alunos. Entre 7 e 13 de Dezembro, durante uma hora, os inscritos vão ter contacto com os conceitos das Ciências da Computação, com a programação em destaque.

“Mostrar que programar pode ser fácil e divertido” e “sensibilizar o público de todas as idades para a área das ciências da computação”, são os objectivos da Hour of Code, que em Portugal conta com a organização da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI). Durante uma semana, os participantes têm acesso a tutoriais, desenhados como um jogo, nos quais são transmitidos os princípios básicos da programação através de vídeos.

À semelhança do ano passado, os vídeos foram criados com a colaboração de Bill Gates, co-fundador da Microsoft, ou Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e de imagens de jogos como Angry Birds ou Plants vs. Zombies.

Alunos e professores podem aceder aos tutoriais numa qualquer hora da semana da iniciativa, quer na sala de computadores das escolas, com acesso à Internet, com tablets e ou smartphones, ou mesmo sem qualquer destes recursos.

Para isso, basta fazer um registo na página online da iniciativa e planear a aula que pode ser depois seguida numa escola, numa comunidade ou a nível individual. No site da Hour of Code existem vários tutoriais que estão preparados para ser resolvidos pelos alunos em 60 minutos.

A ANPRI criou ainda uma página no Facebook, com as informações sobre a Hour of Code, onde escolas, instituições, professores e alunos podem partilhar fotografias ou vídeos da sua participação no evento.

A Hour of Code é um movimento global no qual participam dezenas de milhões de estudantes de 180 países, incluindo Portugal. Durante uma hora pode assistir-se a tutoriais disponíveis em 40 línguas, sem que os principiantes tenham qualquer conhecimento básico de programação.

Existem actualmente mais de 154 mil eventos Hour of Code previstos para este ano, 229 em Portugal.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários