Chocalho: “Uma construção humana que tenta replicar a paisagem”

Associação cultural Binaural/Nodar regista esse som nos projectos que promove em zonas rurais do maciço da Gralheira, em São Pedro do Sul.

Foto
Festival do Chocalho em Alpedrinha Paulo Pimenta

“O som do chocalho é como uma construção humana que tenta replicar a própria paisagem.” É assim que Luís Costa, produtor de arte sonora, pesquisador e arquivador sonoro, define chocalho. Afina a definição logo a seguir. “É a própria emanação da natureza, de tal maneira que no próprio subconsciente reflecte paisagem.” “É um objecto que é paisagem”, acrescenta no dia em que o fabrico de chocalhos foi considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade numa reunião da UNESCO, que teve lugar na Namíbia.

O som é-lhe bastante familiar, regista-o em vários projectos a que se dedica na Binaural – Associação Cultural de Nodar, em São Pedro do Sul, que se dedica ao resgate de sons perdidos, da qual é presidente. Mas nem nas gravações que faz, nem nos textos que escreve sobre pesquisas que vai fazendo no e sobre o território, o chocalho aparece como um elemento isolado. Surge sempre num contexto. “É o nosso modelo de trabalhar, não isolamos elementos”, explica. O chocalho surge então como uma das muitas evidências da paisagem. Está lá, mas é um elemento secundário.

No projecto Aldeias Sonoras, por exemplo, programa educacional que a Binaural desenvolve com escolas e que consiste no mapeamento sonoro de zonas rurais no maciço da Gralheira, em São Pedro do Sul, há som de chocalhos. A abordagem local difere consoante os animais. “O pastoreio de cabras é de montanha, em que os percursos são muito dirigidos pelo pastor, e o chocalho perde sentido. Ouve-se tudo, menos os chocalhos, ouvem-se os passos do pastor, o rolar de pedras. O pastoreio de ovelhas é em campo agrícola e aí nota-se que o chocalho tem uma função de agregação do próprio rebanho, de reconhecimento”, conta. Nas zonas que percorre, ouvem-se também os pequenos sinos das cangas das vacas, semelhantes ao som de uma sineta. “Na Serra da Estrela, em Trás-os-Montes, no Alentejo, o chocalho tem um papel mais relevante. Os rebanhos são maiores, os percursos são mais extensos”.

Luís Costa recorda a analogia antiga dos chocalhos com os sinos das igrejas e que aborda numa das suas pesquisas. “A origem do chocalho é espantar os espíritos maus, o que acaba também por ser a função do sino.” O que acaba também por se aplicar aos animais, como sinal de protecção por, muitas vezes, andarem sozinhos nos campos.

O produtor sonoro tem, no entanto, uma posição crítica em relação às candidaturas que anseiam o selo de património da humanidade. “É extremamente discutível esta vontade de isolar determinada realidade. Estas candidaturas partem de interesses que têm muito a ver com esse desejo de mitificar o mundo rural. O rural não é simples, não se define em três penadas. É na complexidade que o rural se revela e não no isolamento de aspectos individuais”, comenta. Por outro lado, Luís Costa coloca várias questões ao analisar o processo. “Isto vai mudar alguma coisa? Teremos cabras com mais chocalhos? Teremos magotes de turistas a verem chocalhos?” E estamos a falar de que chocalhos e de onde? Há chocalhos em todo o mundo. Os nossos chocalhos não são mais nem menos do que outros chocalhos de outros territórios.”  E remata: “Há aqui alguma falta de mundo e de olhar um bocado para o lado.”

 

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários