Região Norte com "cobertura integral" de médico de família

Presidente da ARS-Norte, Álvaro Almeida, anunciou a abertura de seis novas unidades de saúde familiares até ao Natal. No início de 2016, abrem mais quatro.

Foto
Administração Regional estima que processo de actualização de ficheiros permita atribuir médico de família a mais 350 mil utentes RUI GAUDêNCIO

O presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), Álvaro Almeida, afirmou esta segunda-feira que até ao Natal "a população da região Norte terá cobertura integral de médico de família". Em declarações à agência Lusa, o presidente da ARS-Norte esclareceu que "o que vai acontecer é que nos próximos dias vão ser abertas seis novas unidades de saúde familiares (USF) e mais quatro no início de 2016".

O conselho directivo da ARS-Norte aprovou a abertura de dez novas USF, das quais seis abrem já antes do Natal. "Com a entrada em funcionamento dessas seis atingimos o nosso objectivo de cobertura integral da população por médico de família", frisou. Na prática, referiu o responsável, "isto quer dizer que vamos atingir 99% da população da região com médico de família. Esse era o nosso objectivo, porque 100% é praticamente impossível de conseguir uma vez que há sempre médicos que saem do SNS, por aposentação ou outras razões ou utentes que se vão inscrevendo e como não há colocação contínua de médicos, há sempre alguns utentes que ficam temporariamente sem médico de família".

"Ao atingir a meta dos 99%, essas situações passam a ser apenas temporárias e deixa de haver um problema estrutural. Neste momento, o tal 1% que não tem médico de família não tem devido á entrada e saída de médicos e de utentes", sublinhou. Álvaro Almeida especificou que "a meta dos 99% significa que menos de 50 mil utentes estão sem médico de família, numa região que tem 3,7 milhões de inscritos em centros de saúde". A abertura destas seis novas USF no início de Dezembro "vão gerar um ganho assistencial de 11.820 utentes, ou seja, 11.820 utentes vão passar a ter médico de família", frisou.

Das seis USF que vão abrir no início de Dezembro, duas ficam na Régua, uma em Mondim de Basto, uma em Amarante, uma em Gaia e uma em Castelo de Paiva. "Com isso a região norte terá 227 USF, que significa de 51% do total de USF do país (serão 442), quando temos 37% da população", salientou. As USF são um modelo organizacional que permite ter "uma maior acessibilidade dos utentes por duas vias: porque funcionam em equipa, se houver uma falha haverá outro médico para o substituir e funciona em horário alargado das 08:00 às 20:00", acrescentou.

De acordo com os dados da ARS-Norte, neste momento há 70% dos utentes da região Norte inscritos em unidades de saúde familiar.

Sugerir correcção
Comentar