Americanos querem juntar-se a acordo sobre clima mas hesitam sobre o preço a pagar

Sondagem revela divisão ideológica profunda na população e falta de vontade em assumir as medidas necessárias para limitar emissões de dióxido de carbono.

Foto
Manifestação contra as alterações climáticas em Washington MANDEL NGAN/AFP

Dois terços dos norte-americanos acham que os EUA devem juntar-se a um acordo com força de lei internacional sobre as alterações climáticas, revela uma sondagem da televisão CBS News e do New York Times. No entanto, apenas 63% dos americanos estão de acordo em que sejam impostas medidas para cortar as emissões de CO2 nas centrais eléctricas no seu próprio país.

A negativa repete-se face a perguntas sobre outras possíveis medidas para limitar as emissões de gases com efeito de estufa, que estão na origem das alterações climáticas, ao fazerem subir a temperatura média do planeta. Só 49% dos americanos acham que se devem impor limites às prospecções de petróleo e gás natural nas terras do erário público – e 45% opõem-se.

Ainda são menos os americanos que aceitam novas taxas sobre a electricidade e a gasolina, para limitar o seu uso. Na verdade, diz o diário de Nova Iorque, permanece ainda uma clara divisão ideológica sobre este assunto, com os simpatizantes do Partido Republicano (direita) a oporem-se a que os EUA se juntem a um tratado para reduzir as emissões de CO2.

Se 75% dos americanos acham que o aquecimento global já está a ter um impacto sobre o ambiente ou terá no futuro, nove em cada 10 democratas concordam com esta ideia, mas apenas 58% dos republicanos a aceitam. Um terço dos americanos de direita acha que as alterações climáticas nunca terão grande impacto sobre o ambiente.

Por isso, apesar do discurso motivador do Presidente Barack Obama em Paris, o Congresso, em Washington, e os governadores de vários estados americanos esforçar-se-ão para bloquear as suas iniciativas. Obama tornou claro que um acordo alcançado em Paris não poderia ser um tratado vinculativo que exigisse a ratificação pelo Senado – porque seria bloqueado.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários