Copenhaga vai ter uma ciclovia a ligar dois arranha-céus

Projecto de “Copenhagen Gate” venceu um concurso em 2008 e a construção da ponte para bicicletas e peões, que liga dois arranha-céus do porto da cidade dinamarquesa, deverá arrancar em 2016 ou 2017

Foto
Steven Holl Architects

Faz a ligação entre dois arranha-céus do porto de Copenhaga, está a 65 metros do nível do mar e foi desenhada para servir bicicletas e peões. A “Copenhagen Gate” é uma ponte suspensa da autoria do gabinete de arquitectura Steven Holl e terá uma vista invejável sobre o porto da capital dinamarquesa.

Os passageiros que chegarem à cidade de Copenhaga em navios de cruzeiro vão ter uma nova ponte a enquadrar a paisagem, ligando as portas L e M e a estação de comboios de Nordhavn. Os edifícios são de habitação e de escritórios. Para atravessar o porto, ciclistas e peões não terão, assim, que o contornar.

A revista “The Atlantic” escreve que os ciclistas serão obrigados a transportar as bicicletas em elevadores em ambas as extremidades da ponte, o que pode ser visto como uma desvantagem na utilização da mesma.

De acordo com o site do gabinete de arquitectura norte-americano, o projecto venceu um concurso em 2008. O arranque da construção foi atrasado “devido à economia” e prevê-se que tenha início em 2016 ou 2017. Há cinco anos, a “Copenhagen Gate” foi distinguida com um “Progressive Architecture Award”.

Sugerir correcção
Comentar