Capoulas Santos, um repetente na Agricultura

Novo ministro da Agricultura regressa ao cargo que ocupou entre 1998 e 2002.

Foto
Capoulas Santos DR

O novo ministro da Agricultura de António Costa é um repetente no cargo. Luís Manuel Capoulas Santos, de 64 anos, foi titular deste ministério entre 1998 e 2002, depois de, entre 1995 e 1998, ter assumido a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

O actual deputado do PS, licenciado em Sociologia, tem trabalho feito no Parlamento Europeu (PE), onde esteve entre 2004 e 2014, e pelo qual recebeu o prémio de melhor deputado na área da agricultura, atribuído pela revista de actualidade política The Parliament, em grande medida devido ao seu trabalho como relator da mais recente reforma da Política Agrícola Comum (PAC). O seu nome está em, pelo menos, sete relatórios e recomendações do PE.

Amigo de José Sócrates e um dos mais influentes barões do PS no Alentejo, Capoulas dos Santos é conhecido pela sua capacidade negocial e de diálogo. A sua boa relação com a poderosa CAP, que contestou abertamente a formação de um Governo apoiado pelo PCP e pelo Bloco, pode ter sido determinante para a sua escolha.  

<_o3a_p>

Veja aqui os perfis de todos os novos ministros