Cameron vai apresentar plano para atacar Estado Islâmico na Síria

Primeiro-ministro do Reino Unido esteve em Paris, onde depositou uma rosa à entrada da sala de espectáculos Bataclan.

Foto
"Nous sommes solidaires avec vous", disse Cameron a Hollande e aos franceses STEPHANE DE SAKUTIN/AFP

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, defendeu esta segunda-feira que o Reino Unido deve começar a bombardear as posições na Síria do autoproclamado Estado Islâmico. A decisão final será do Parlamento, mas Cameron foi a Paris deixar clara a sua posição.

Numa curta declaração em conjunto com o Presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro britânico disse acreditar "com firmeza" que o seu país deve envolver-se nos ataques aéreos na Síria, para além da intervenção que já tem no Iraque.

Cameron anunciou que vai apresentar ao Parlamento um "plano abrangente" sobre a estratégia do Reino Unido em relação à presença do Estado Islâmico na Síria. Esse plano, de que não há ainda nenhuma informação, deverá ser apresentado até ao final da semana – a Câmara dos Comuns deverá depois votar a proposta de envolvimento do Reino Unido nos ataques aéreos na Síria nos dias seguintes, o mais tardar até ao início da próxima semana.

O chefe do Governo britânico falou esta segunda-feira ao lado de Hollande, em Paris, a quem se dirigiu em francês: "Nous sommes solidaires avec vous" ("Nós estamos solidários consigo").

Antes, os dois líderes passaram pela entrada da sala de espectáculos Bataclan, palco do maior massacre durantes os ataques terroristas de 13 de Novembro em Paris. Acompanhados pela presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, Cameron e Hollande depositaram duas rosas no local onde três terroristas associados ao Estado Islâmico mataram 89 pessoas que assistiam a um concerto da banda norte-americana Eagles of Death Metal.

O momento foi referido pelo primeiro-ministro britânico na rede social Twitter, ilustrado com uma fotografia: "O Presidente Hollande e eu estivemos lado a lado à porta do Bataclan em Paris."

O encontro desta segunda-feira entre Hollande e Cameron abre uma semana de múltiplas reuniões do Presidente francês com vários líderes mundiais, e surge depois de um voto unânime no Conselho de Segurança para tomarem "todas as medidas necessárias" contra o Estado Islâmico.

Depois de se reunir com David Cameron, Hollande parte para Washington, onde irá reunir-se na terça-feira com o Presidente dos EUA, Barack Obama.

Na quarta-feira receberá em Paris a chanceler alemã, Angela Merkel. Na quinta-feira estará em Moscovo, para dialogar com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e no domingo chegará a Pequim, onde vai falar com o Presidente chinês, Xi Jinping.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários