Este robô vai entregar as tuas compras

O Starship é autónomo e vai ser testado em Londres já em 2016. Robô foi desenvolvido pois dois co-fundadores do Skype

Foto
DR

Anda em passeios e outros pavimentos lisos, é conduzido à distância e carrega mercearias. O robô Starship é uma espécie de moço dos recados do século XXI: pode transportar até dois sacos de mercearia e entrega as compras à porta dos clientes.

Desenvolvido pelos co-fundadores do Skype, Ahti Heinla e Janus Friis, o robô está pensado para ser utilizado em áreas suburbanas, em parceria com o comércio local. O objectivo é entregar as compras em menos de 30 minutos, por cerca de 1,40 euros.

O Starship é movido a energia eléctrica e utiliza câmaras, GPS e tecnologia de navegação para evitar o embate com obstáculos e para chegar ao destino. Os clientes podem seguir o percurso do robô em tempo real através de uma aplicação para “smartphone”. “O espaço de cargo permanece trancado e seguro até que o robô chegue à porta do cliente”, escreve o “The Telegraph”. É também através da aplicação que o robô se abre e volta, depois, para a loja.

Foto

Para 2016 está previsto o teste dos robôs no Reino Unido, em modo piloto. “Queremos fazer às entregas locais o que o Skype fez às telecomunicações”, resumiu Heinla em declarações citadas pelo site de tendências “Dezeen”.

Foto
Sugerir correcção
Comentar