Escândalo da Volkswagen abrange mais 75 mil veículos nos EUA

São na maioria veículos de luxo e monovolumes.

Foto
A Audi está na mira dos reguladores norte-americanos REUTERS/Yves Herman

As proporções da fraude da Volkswagen são maiores do que esperavam as autoridades norte-americanas. A empresa alemã admitiu aos reguladores que há mais 75 mil veículos que têm instalado o software que falseia os resultados nos testes de emissões poluentes.

Estes veículos são, na sua maioria, modelos de luxo e monovolumes, pelo que as revelações fazem supor, segundo a Reuters, que a Audi e as restantes marcas Volkswagen estiveram envolvidas em esquemas fraudulentos paralelos.

No início deste mês, a agência norte-americana do Ambiente (a EPA) e o regulador da qualidade do ar californiano acusaram a marca alemã de ter falseado os resultados dos testes em pelo menos dez mil Audi e Porsche, acusações que o grupo alemão desmentiu.

Contudo, numa reunião realizada na quinta-feira, os responsáveis da Volkswagen e da Audi admitiram que a fraude atingia todos os automóveis equipados com motores diesel de três litros desde 2009.

A Audi também reconheceu, na reunião, que os seus automóveis tinham um equipamento auxiliar de controlo de emissões, um facto que não foi comunicado às autoridades, segundo o porta-voz do regulador californiano, Dave Clegern. As agências ambientais estão agora a investigar se isso foi intencionalmente omitido pelo grupo Volkswagen, adiantou Clegern.

Este sistema auxiliar de controlo de emissões é legal na Europa, diz a Audi. Mas a empresa reconhece que “não notificou devidamente as autoridades” norte-americanas de que estava instalado nos seus modelos.

Brad Stertz, porta-voz da Audi, garantiu que a marca vai reprogramar todos os veículos “para condições que os reguladores entendam aceitáveis”. O custo é reduzido, na ordem dos “dois dígitos de milhões de euros”, referiu.

Em Setembro, a Volkswagen admitiu que instalou software fraudulento em 482 mil veículos com motor diesel de dois litros no mercado norte-americano. A empresa está a ser investigada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e arrisca-se a uma multa que poderá chegar aos 18 mil milhões de dólares. A Reuters calcula que as revelações de novos veículos afectados possam adicionar mais 3,2 mil milhões de dólares a este bolo.

Ainda assim, é provável que o valor final da multa seja significativamente inferior, dada a admissão de culpa e a colaboração da empresa com as autoridades.

Em Portugal soube-se recentemente que há mais oito mil carros do Grupo Volkswagen vendidos com o sistema fraudulento, num total de 125.491 veículos. Em todo o mundo há pelo menos 11 milhões de veículos equipados com este software ilícito.

Sugerir correcção
Comentar