Tratamento inovador de feridas crónicas vence 17.º Prémio do Jovem Empreendedor

Exogenus Therapeutics venceu Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE. DoctorGummy arrecadou a menção honrosa

Exogenus Therapeutics foi criada pelos investigadores Joana Correia e Ricardo Neves e pela gestora e marketeer Luísa Marques
Fotogaleria
Exogenus Therapeutics foi criada pelos investigadores Joana Correia e Ricardo Neves e pela gestora e marketeer Luísa Marques
DR
Fotogaleria
DR

Um tratamento inovador de feridas crónicas valeu quarta-feira à noite o 17.º Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE à biotecnológica Exogenus Therapeutics. A DoctorGummy, "startup" que desenvolve medicamentos para crianças com base em guloseimas 100% naturais, recebeu uma menção honrosa.

Estes prémios, apurados entre um conjunto de mais de 150 candidaturas, foram atribuídos na gala da Feira do Empreendedor 2015 da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), que decorreu na Alfândega do Porto. A "startup" de biotecnologia Exogenus Therapeutics, responsável por uma inovadora terapia celular aplicada à medicina regenerativa, foi a grande vencedora desta 17.ª edição do Prémio do Jovem Empreendedor e vai receber 20 mil euros em dinheiro, mais um conjunto integrado de apoios no valor de 10 mil euros.

"Foi ainda distinguida com menção honrosa a DoctorGummy, 'startup' que desenvolve medicamentos para crianças com base em guloseimas 100% naturais", refere a ANJE num comunicado enviado à agência Lusa. A vencedora Exogenus Therapeutics — fundada este ano — dedica-se ao desenvolvimento, pré-clínico e clínico, de terapias celulares aplicadas à medicina regenerativa, especialmente ao tratamento de lesões cutâneas, estando o primeiro produto da "startup" em fase final de desenvolvimento, consistindo num inovador tratamento de feridas crónicas, derivado de sangue do cordão umbilical.

Foto
A DoctorGummy foi criada pelo engenheiro químico Nuno Santos DR

"Com as suas terapias celulares, a Exogenus Therapeutics pretende revolucionar o tratamento de feridas crónicas (diabetes, pressão, úlceras venosas, etc.) e mudar a vida de milhões de doentes em todo o mundo", refere o mesmo texto. Já a empresa que recebeu a menção honrosa está a entrar no mercado com um processo inovador de administração de medicamentos a crianças, com base em guloseimas 100% naturais. "Sem adição de açúcar, glúten, lactose, corantes ou conservantes artificiais, as gomas desenvolvidas pela DoctorGummy incorporam o princípio activo dos medicamentos e funcionam como excipiente", explicam.

Na opinião do presidente da ANJE, João Rafael Koehler, "a intensidade de inovação, a capacidade tecnológica e o potencial económico das 'startups' vencedoras, bem como de muitos outros candidatos ao 17.º Prémio do Jovem Empreendedor, são reveladores da vaga de empreendedorismo baseado no conhecimento que está a ocorrer no país e da capacidade da ANJE de atrair talento enquanto ecossistema empreendedor".

Na mesma gala, a presidente do Banco Alimentar contra a Fome, Isabel Jonet, foi agraciada com o Prémio Carreira 2015 da ANJE.

Artigo corrigido às 19h44 de 19 de Novembro

Sugerir correcção
Comentar