Encontrado o maior diamante do mundo dos últimos cem anos

É o segundo maior diamante de que há registo. Em primeiro lugar está o diamante Cullinan, que faz parte das jóias da coroa britânica.

Foto
Descoberta foi feita na mina de Karowe DR

Foi encontrado esta quarta-feira, no Botswana, o maior diamante do mundo dos últimos cem anos e o segundo maior descoberto até hoje. A pedra preciosa pesa 1111 quilates (o equivalente a cerca de 220 gramas) e foi recolhida pela Lucara, uma empresa produtora de diamantes canadiana. O diamante tem aproximadamente o tamanho de uma bola de ténis: 6,5 cm de altura, 5,6 cm de largura e 4 cm de comprimento. A descoberta foi feita na mina de Karowe, localizada no país africano.

“A importância da descoberta de uma pedra preciosa superior a mil quilates, a maior em mais de um século, não é exagerada”, refere, em comunicado, o presidente da Lucara, William Lamb, considerando que se trata de algo histórico. Trata-se do “maior diamante recuperado através de instalações de tratamento moderno”, com a utilização de máquinas LDR-XRT (large diamond recovery). A mesma máquina recolheu esta quinta-feira mais dois diamantes de grandes dimensões, um de 913 quilates – correspondente ao sexto maior diamante do mundo – e outro de 374 quilates. “Tem sido uma excelente semana para a Lucara”, conclui William Lamb.

Ainda não se consegue estimar o valor do diamante maior, por depender de uma avaliação, ainda não efectuada, de factores como o brilho, a cor e as suas características de corte e polimento.

O maior diamante encontrado até hoje é o Cullinan, descoberto na África do Sul em 1905. Pesava 3106 quilates, mas foi cortado em várias pedras que agora fazem parte das jóias da coroa britânica. Texto editado por Luís Villalobos

Sugerir correcção
Ler 1 comentários