Para Romeu e Julieta, agora é a vez do desejo

No Picadeiro do Museu de História Natural e Ciência, em Lisboa, Daniel Gorjão adapta Romeu e Julieta a um ambiente contemporâneo de discotecas e DJ. O amor cede o lugar ao desejo.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Em paralelo com a sua actividade teatral, Daniel Gorjão tem trabalhado frequentemente como barman em bares e discotecas de Lisboa. E não tendo sido a partir desse posto de observação involuntário que começou a pensar numa adaptação de Romeu e Julieta, reconhece que esse contacto com “a noite” influenciou largamente a sua aproximação do texto de Shakespeare à contemporaneidade. Basta entrar na sala para o perceber: luzes baixas, DJ a abastecer as cenas com uma banda sonora que não disfarça a sua inscrição nos dias de hoje, bolas de espelhos pelo chão e a forma como os corpos, não apenas os dos dois protagonistas, se procuram.

Desta Carne Lassa do Mundo, em cena no Picadeiro do Museu Nacional de História Natural e Ciência, em Lisboa, até 22 de Novembro, marca o início de um novo ciclo nas encenações de Daniel Gorjão, ao suspender o seu trabalho em torno de autores nacionais para investigar abordagens a clássicos da dramaturgia mundial. Não se afirmando um descrente no amor – “é um sentimento que faz parte de nós e que continuamos a querer muito e ardentemente”, argumenta –, Gorjão desloca o motor da acção do texto de Shakespeare, “fundador do nosso imaginário de amor romântico”, do amor para o desejo. “Quando comecei a trabalhar neste texto e a pensar neste espectáculo”, confirma, “foi sempre isso que me moveu. Acho que, mais do que o amor romântico e poético do texto original, hoje em dia o desejo é um motor de vida. E há aqui toda a uma carga de desejo, erótico e sexual, que me interessa explorar.”

Com essa exploração em mente, as lutas entre as duas famílias de Verona que são inimigas de morte e que impedem o amor livre entre Romeu e Julieta, Capuletos e Montecchios, transformam-se assim em coreografias que, partindo da situação de afronta, logo progridem para uma procura de contacto físico que não tem por objectivo propriamente ferir. Tal exploração do corpo não é novidade em Gorjão, uma vez que há muito que tenta partir do movimento para chegar aos actores e ao texto.

Quando Daniel Gorjão veste de branco o reduzido elenco de seis personagens, informa-nos também que tem em curso um plano para eliminar as diferenças entre elas e para nos convencer de que podem assumir todas as posições – de amantes condenados a fiéis das famílias desavindas, todas elas sempre vergadas por um comum desejo demasiado humano.

Perdição para todos

O desejo, ao contrário do amor, não precisa de se projectar num futuro muito distante. É a expressão do agora. E é esse reflexo de que “tendemos hoje a viver mais no imediato” que justifica o tom desenhado pela encenação de Daniel Gorjão. Também da sua experiência em discotecas trouxe essa certeza de que frequentemente “aquilo que tem de acontecer, acontece ali – se tem consequências futuras ou não, já não interessa tanto no imediato”. “É tudo muito rápido”, acrescenta. “Vamos ao Facebook, conhecemos uma pessoa e se calhar pouco depois estamos a tomar café com ela. Ou então a conversa não interessa e passamos para outra.”

Contudo, o encenador não cai na esparrela de isolar o amor do resto dos comportamentos adoptados em colectivo, admitindo que “ao vivermos numa sociedade consumista e egocêntrica, também isso transborda para dentro das relações”. Não há, portanto, posturas diante do amor e do sexo que se possam dissociar da velocidade e do ritmo vertiginoso que pautam a actual passagem dos dias. “Por isso senti esta necessidade de fazer uma coisa mais rápida e volátil, mais pela carne e menos pelo ideário.”

Ao contornar o fatalismo do amor romântico de Shakespeare, Daniel Gorjão encontra igualmente uma forma de não deixar que a peça implique apenas Romeu e Julieta, fazendo com que todos, afinal, caminhem para um desfecho de perdição. E assim, talvez no dia a seguir à sua trágica história de amor, Romeu e Julieta possam acordar simplesmente um pouco mais ressacados do que era costume.

Sugerir correcção
Comentar