Viral – uma exposição contagiante em Lisboa

Doenças, economias, ideias, comportamentos, emoções: podem ser contagiosos e contagiantes. Várias vertentes do contágio são exploradas na exposição mais recente do Pavilhão do Conhecimento.

Fotogaleria
Túnel Virulento no início da exposição Viral no Pavilhão do Conhecimento Daniel Espírito Santo
Fotogaleria
Peluches de agentes patogénicos na exposição no Pavilhão do Conhecimento Daniel Espírito Santo

Imagine que está num túnel e que ouve espirar. Atchim. Um jacto de gotículas atinge-o em cheio. “Ugh.” Terá sido contagiado?

Entrou no Túnel Virulento e assim começa a entrada da exposição Viral – Uma Experiência Contagiante, recém-inaugurada no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e que pode ser visitada até Setembro de 2016, de terça-feira a domingo. Mas não é uma exposição só sobre vírus ou doenças — é uma exposição sobre o contágio, a transmissão de doenças e também de ideias e de comportamentos.

O que significa ser viral? “Fomos buscar as várias dimensões do termo ‘viral’”, conta ao PÚBLICO Rosalia Vargas, directora do Pavilhão do Conhecimento, à entrada da exposição. “Para as gerações mais novas, o termo situa-se nas redes sociais. Para as gerações mais velhas, ‘viral’ está associado a um contexto biológico, à saúde ou à ausência dela. Além disso há a carga económica fortíssima de contágio de mercados, este efeito evolutivo e global.”

Esta exposição foi criada de raiz pelo Pavilhão do Conhecimento – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em colaboração com outros dois centros de ciência europeus, os museus Cidade das Ciências e da Indústria, em Paris, e Heureka, em Helsínquia. Através de um consórcio entre os três centros, têm sido criadas várias exposições, como foi o caso da exposição” Loucamente”, que esteve no Pavilhão do Conhecimento entre Outubro de 2014 e Outubro de 2015 e vai agora para Paris. Depois de serem apresentadas nos três centros, as exposições entram no circuito comercial dos centros de ciência mundiais.

Depois de atravessar o Túnel Virulento, o visitante recolhe um dispositivo, que põe ao pescoço como um colar e que se liga automaticamente, e a partir desse momento passa a estar “susceptível”, “infectado”, ou “imune”. Ao longo da visita, e através da interacção com os restantes visitantes, também eles susceptíveis, infectados ou imunes, pode-se ser contagiado, contagiar outros ou passar pela exposição sem mudar de estado.

Contagiado com quê? “Com uma ideia, um comportamento, uma doença. Deixamos isso à imaginação de cada um”, diz Cláudia Velhas, coordenadora da exposição. Para complementar a experiência, num ecrã o visitante pode ver-se a si próprio e às outras pessoas presentes na exposição em diferentes cores consoante o seu estado. Será que quer ser infectado? Será que prefere evitar certas áreas? Ou ir a uma zona contagiar um grupo?

Peluches, vídeos e bocejos
A exposição tem 24 módulos independentes, muitos deles interactivos, todos contando uma história. Vários módulos vistos de fora parecem representações de vírus. Começa-se a visita pelos agentes infecciosos e avança-se para as outras formas de contágio. Há módulos mais dinâmicos, outros que convidam à reflexão, uns mais intimistas, outros mais sociais. Este visitante será capaz de contagiar uma multidão? E se forem vários visitantes a tentar?

Há um módulo sobre o gesto diário de lavar as mãos, a sua importância, como o fazer, o seu efeito na redução da transmissão de doenças — sabe como é que os astronautas lavam as mãos? A resposta está na exposição.

O módulo “os culpados” é uma grua de peluches. Há cerca de 30 peluches com a forma de bactérias e vírus conhecidos. Têm cores vivas e um ar divertido. O módulo tem muitas crianças à sua volta, e cada uma delas manipula à vez a grua. “Apanha aquele cinzento”, ouvia-se, “aquele, aquele que parece um texugo”, dizia outra criança, “o roxo”, “mais para a esquerda”, “aí, aí”, “vais conseguir”, continuou a ouvir-se, “yeeees”.

No ecrã aparece a ficha do vírus que foi apanhado pela criança — é o vírus da varicela. Cada peluche fofinho é, na realidade, um agente causador de doenças. Quando um peluche é capturado, pode ver-se a sua ficha, o nome comum, o nome científico, que doenças provoca e o que podemos fazer a prevenção e como se trata a doença.

Há um módulo, o microquiz, que tem enigmas para resolver. Também tem grupos de crianças à volta. O que se sabe e o que ainda se pode aprender sobre a biologia e a história dos contágios?

Mas os microrganismos não são todos transmissores de doenças. Um módulo com uma balança indica não o peso do visitante, mas o peso das bactérias e dos fungos que o acompanham. Fazem parte do corpo. São dois a 3% do corpo humano e a maioria é essencial ao seu funcionamento.

E o que faz um vídeo ser viral? Vídeos de gatinhos, vídeos do “Harlem Shake”, de “acidentes” cómicos. Por que é que alguns são tão vistos e tão partilhados na Internet? Neste módulo, encontram-se vídeos que ganharam uma dimensão viral. O visitante regista a sua opinião e pode ver a opinião dos outros visitantes. Quais os aspectos preferidos? Será a história, o efeito catalisador, o seu valor social, o valor prático, a emoção? Até agora, estava a ganhar a emoção. “É sempre a emoção”, conclui Rosalia Vargas.

No módulo” economias que espirram”, o visitante pode explorar a história, a origem e as consequências em todo o mundo de vários fenómenos de contágio das economias, desde o crash da bolsa de Wall Street em 1929, o “Baby Boom” em 1946 até à crise dos países periféricos em 2010. Fica a pergunta: quando e quais serão os próximos países atingidos?

Muitos outros contágios são explorados. O contágio emocional. O contágio do riso, em que o próprio visitante é contagiado. O contágio dos bocejos, um módulo que deixou toda a equipa do Ciência Viva a bocejar quando a exposição ainda estava em teste. As influências e as escolhas feitas no dia-a-dia – desde o voto nas eleições, a escolha do telemóvel e até o que vestir (as calças de ganga, por exemplo, surgiram no final do século XIX e continuam a ser um fenómeno de popularidade). A vida está repleta de contágios.

Quase no fim da exposição, o visitante tem uma surpresa à espera microscópio.  Afinal, quem é agora um dos maiores agentes de contágio no planeta? Ao sair do recinto, fica a pergunta: “Como gostaria de contagiar o mundo?”

Texto editado por Teresa Firmino

Sugerir correcção
Comentar