European Disabled Golf Open regressa ao Algarve

Prova para golfistas com deficiência provenientes de minorias joga-se em Vila Sol

Foto
O evento conta com a participação da elite mundial de jogadores de golfe com deficiência / © D.R.

Destinado a todos, jogadores com deficiência, juniores, seniores, golfistas provenientes de minorias – tanto masculinos como femininos, bem como golfistas de diferentes níveis de capacidades, desde os principiantes, aos jogadores casuais e golfistas experientes, o projecto Golf4all reforça as capacidades do Algarve como um dos melhores lugares da Europa para praticar a modalidade, ao mesmo tempo que promove o destino como exemplo de boas práticas de igualdade e acessibilidade. 

Este evento, da Ordem de Mérito Premier Series da EDGA, que decorrerá entre os dias 18 e 21 de Novembro, é uma prova de referência internacional, que contará com a participação da elite mundial de jogadores de golfe com deficiência, que vai muito além da mobilidade reduzida. Especial destaque para Cédric Lescut, da Bélgica, que se tornou profissional de golfe em 2002 depois de ter visto parte da sua perna direita amputada; o dominicano, Manuel de los Santos, que, antes de perder a perna esquerda, era um jogador de basebol do mais alto nível; o espanhol Sebas Lorente, o primeiro golfista de cadeira de rodas; Monique Kalman, uma paragolfista holandesa que já conquistou uma medalha de ouro no ténis em Jogos Paralímpicos; os antigos esquiadores paralímpicos Nino Ouraboh e Martin Wijsman, entre outros. 

Substituindo o habitual Handi–Am, será realizado no dia 21 de Novembro um torneio Handi–Junior (cada equipa composta por 1 jogador da EDGA e 3 juniores), prova aberta a todos os juniores golfistas com idade igual ou inferior a 24 anos. Não só se insere totalmente no projecto Golf4all, como permite que os golfistas mais jovens possam partilhar desta experiencia de vida, que possam sentir que o golfe é realmente para todos e que nada é impossível, quando existe força e vontade. Sendo um evento singular, a ATA considerou que deveria homenagear uma pessoa também singular apelidando o torneio Taça Chris Stilwell Handi-Junior, personalidade de vulto da industria turística de golfe algarvia, presidente da Algarve Golfe, um dos sócios fundadores da ATA. 

Para o Presidente da EDGA, Tony Bennett, "Tem sido um prazer trabalhar com ATA ao longo do último ano. A nossa experiência tem-se revelado extremamente positiva e estamos ansiosos para continuar a trabalhar e a desenvolver o conceito Golf4all, um projecto que consideramos estar em total harmonia com a filosofia da nossa associação". 

"A essência do projecto Golf4all espelha-se no nosso compromisso promover a modalidade como uma actividade desportiva ideal para todos, independentemente da idade sexo ou capacidade. Enquanto entidade oficial para a promoção do Algarve a nível internacional, pretendemos mostrar que o Algarve é muito mais que um simples destino de golfe. Somos excelentes anfitriões e estamos entre os destinos mais inclusivos do mundo – algo de que nos orgulhamos e que está bem patente ao patrocinar este Open.  Desta forma, esperamos ainda dar o nosso contributo para o crescimento da prática do golfe", acrescenta Dora Coelho, Directora Executiva da ATA

Veja mais em www.golftattoo.com