Vão ser contadas histórias de Natal na fachada do Arco da Rua Augusta

Os espectáculos diários de videomapping acontecerão nas fachada

Foto
Em Maio, a Praça do Comércio recebeu o espectáculo "Lisboa, cidade do Mar" Câmara de Lisboa

De 11 a 20 de Dezembro, o Terreiro do Paço volta a iluminar-se com a projecção de um espectáculo gratuito de videomapping, para um público de todas as idades. Todos os dias, à semelhança do que acontece nos calendários do advento, abre-se uma porta mas em vez de se receber um chocolate, é contada uma história. A contagem decrescente até ao Natal é projectada na fachadas do Arco da Rua Augusta e cada sessão tem a duração aproximada de 15 minutos.

Paula Oliveira, directora executiva da Associação de Turismo de Lisboa, diz, em comunicado, que este espectáculo “leva a todos os espectadores o encanto tão especial e característico desta quadra”. Acrescenta que “este tipo de iniciativas pretende surpreender turistas e lisboetas e divulgar o que de melhor se faz na capital portuguesa”.

A narrativa audiovisual terá como principal tema a “magia e encantos da época natalícia” e contará com elementos como uma banda de bonecos antigos, patinadores de gelo, globos de neve, pautas de música e um castelo de doces. São utilizadas cores fortes que se traduzem num universo visual esteticamente apelativo.

As projecções serão feitas três vezes por dia: às 19h, às 20h e às 21h. O espectáculo, intitulado “As Portas Encantadas”, é produzido pela Oskar & Gaspar e é promovida pela Associação de Turismo de Lisboa, em parceria com a EGEAC e com a Câmara Municipal de Lisboa.

Serão colocados 12 projectores de luz na fachada do Terreiro do Paço oposta ao Tejo para reforçar o impacto visual e iluminar a praça várias vezes durante o espectáculo.

O conceito de videomapping designa a projecção de vídeo em edificações de grandes dimensões, como monumentos ou fachadas de edifícios. É utilizado um software próprio para adaptar as imagens à superfície do objecto em que são feitas as projecções.

Em Dezembro de 2014, já se realizara um espectáculo semelhante, no mesmo local, intitulado "O Fabuloso Desejo de Natal", na altura a cargo do atelier OCUBO. Têm ocorrido outras projecções em diferentas alturas do ano, concretamente nas festas da cidade.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar