Morreu Gunnar Hansen, o Leatherface do clássico O Massacre no Texas

Actor tinha 68 anos e morreu de cancro do pâncreas.

Foto
Personagem de 1974 ficou para sempre na história do cinema DR

Morreu um dos maiores e mais tenebrosos assassinos da história do cinema de terror. Gunnar Hansen, o actor que deu vida ao aterrador vilão conhecido como Leatherface no já clássico de 1974 O Massacre no Texas, de Tobe Hooper, tinha 68 anos e sofria de cancro do pâncreas. Morreu no sábado em casa, em Maine, nos Estados Unidos.

Por muito tempo que passe, a imagem de Hansen a correr com uma motosserra eléctrica na mão, com a cara escondida atrás de uma máscara feita a partir da pele das suas vítimas, perdurará. Um assassino em série que fez de O Massacre no Texas um dos mais infames e influentes filmes de terror de sempre. À época, o filme de Hooper, hoje com 72 anos, causou escândalo pelo seu conteúdo transgressivo e pouco convencional.

Foto
Gunnar Hansen DR

É esse o papel pelo qual Gunnar Hansen é hoje recordado na hora de todas as homenagens. A notícia da morte do actor foi dada à imprensa pelo seu agente Mike Eisenstadt que destacou como a representação de Hansen tornou Leatherface numa “das figuras do mal mais emblemáticas na história do cinema”. No Twitter, o escritor norte-americano Stephen King, nome muito celebrado do horror, lembrou como Hansen conseguia ser verdadeiramente assustador no filme. “Em pessoa, não se conhece homem mais querido”, escreveu.

Uma vez em entrevista, o actor contou como era tão diferente do personagem que sempre o acompanhou, de tal forma que quando as pessoas descobriam que Gunnar Hansen era o Leatherface do cinema ficavam em choque.

O Massacre no Texas, que se distinguiu também pela opção de Hooper não se focar tanto na violência gráfica, tornou-se de tal forma um marco no cinema que nos últimos 40 anos foram vários os filmes a que deu origem, entre remakes e sequelas.

Apesar de ter nascido em Reiquejavique, na Islândia, Gunnar Hansen passou grande parte da sua vida nos Estados Unidos. Os seus pais mudaram-se para lá quando Hansen era ainda criança. Estudou na Universidade do Texas, onde começou a representar em algumas peças de teatro. Em 1974 teve o seu primeiro papel no cinema, papel mais marcante de toda a sua carreira. O actor tem o seu nome em mais de três dezenas de filmes.

Além de actor, Hansen foi também escritor e jornalista. Considerava-se mesmo um escritor, acima de tudo. Entre as suas obras, destaca-se Islands at the Edge of Time: A Journey to America’s Barrier Islands, publicado em 1993. Há dois anos, Gunnar Hansen voltou a Leatherface em Chain Saw Confidential, livro onde recordava as filmagens de O Massacre no Texas.

 Hansen estava a trabalhar num filme chamado Death House, com data de estreia marcada para 2016.

Sugerir correcção
Comentar