Catarina Martins admite que governo de esquerda vai ter "gigantescas pressões"

Numa sessão pública, no Funchal, a dirigente garante que terá força para resistir às pressões, porque, diz, "temos um acordo que responde pela vida das pessoas" e representa a "maioria expressa nas eleições

Foto
Catarina Martins Bruno Lisita

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, reconheceu este domingo, no Funchal, que a actuação de um governo de esquerda em Portugal vai ser "difícil" e vai estar sujeita a "gigantescas pressões".

"Vamos ter, certamente, gigantescas pressões da Europa da austeridade; vamos ter, certamente, gigantescas pressões dos grandes grupos financeiros internacionais, que têm lucrado tanto com a venda do nosso país ao desbarato; vamos ter gigantescas pressões do sistema financeiro e dos grandes grupos económicos que têm gostado tanto da destruição das condições do trabalho e da vida em Portugal", disse Catarina Martins, numa sessão pública de esclarecimento sobre o apoio do BE à formação de um governo liderado pelo PS.

Explicou depois que o partido ficou disponível para negociar uma alternativa de governo com o PS a partir do momento em que este abandonou três ideias que "caracterizam o que é a austeridade", nomeadamente "acabar com o regime conciliatório; acabar com a descapitalização da segurança social, através da redução da TSU; e descongelar as pensões".

Catarina Martins revelou que isto não é tudo o que o BE acha necessário para o país, mas vincou que é uma "alternativa concreta" à direita, realçando que o acordo com Partido Socialista assenta na recuperação dos rendimentos do trabalho ao longo de toda a legislatura, através da recuperação de salários e pensões.

No entanto, reconheceu que o governo de esquerda vai estar sujeito a "gigantescas pressões", mas deixou a garantia de que terá força para resistir às pressões, porque "temos um acordo que responde pela vida das pessoas" e representa a "maioria expressa nas eleições".

"O programa da direita de vender tudo o que o Estado tem e foi construído com o investimento público foi derrotado nas eleições, não tem maioria e é porque não tem maioria que vai ser derrotado também na Assembleia da República no início desta semana", declarou a líder bloquista.

Na sessão, Catarina Martins saleintou que não se trata de um golpe de Estado, mas apenas do simples funcionamento da democracia.

"Eles [PSD/CDS-PP] não têm os votos suficientes para fazer passar o seu programa e o seu orçamento. É a democracia. É mesmo assim. Porque no dia 4 de Outubro, quem foi eleger os deputados não lhes quis dar esses votos. Perderam a maioria", disse, frisando mais à frente que não foi o Bloco de Esquerda que mudou, mas sim a relação de forças políticas e o resultado das eleições nacionais. Nesse sentido, alertou para o facto de o PS também não ter vencido as eleições legislativas, pelo que a "alternância do costume" está agora fora de questão.

O BE elegeu pela primeira vez um deputado da Madeira à Assembleia da República, nas eleições legislativas de 4 de Outubro.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários