Este “gadget” quer proteger mulheres de ataques sexuais

Athena é o nome do primeiro produto de uma empresa norte-americana dedicada à prevenção de ataques sexuais. Em menos de 48 horas, a Roar for Good conseguiu atingir a meta de financiamento em campanha de crowdfunding

Tem o tamanho de uma moeda, é discreto e pode ser usado como peça de bijutaria ou simplesmente preso ao cinto ou à bolsa. O Athena é um pequeno “gadget” que acciona um alarme e comunica com os contactos de emergência em caso de perigo de ataque sexual.

Yasmine Mustafa é uma das pessoas responsáveis pelo desenvolvimento do “wearable”, que demorou perto de 16 meses. Foi numa viagem solitária pela América do Sul que a jovem ganhou consciência da quantidade de ataques sexuais a mulheres, o motivo para a fundação da Roar for Good. Este é o nome do movimento e também da empresa que desenvolveu o “gadget”; Atena é a deusa grega da sabedoria e da justiça. A missão deste pequeno botão preto é “proteger as mulheres de ataques físicos”, para que estas não tenham que alterar estilos de vida.

O design não foi descurado: uma vez que a ideia é que passe por um pendente ou outro objecto de bijutaria, tem acabamentos em três tons. O revestimento de silicone foi pensado para impedir que os dedos escorreguem quando se estiver a tentar activar o alarme e a bateria dura três meses.

Foto

Ao pressionar o botão durante três segundos, duas coisas podem acontecer, consoante o modo escolhido. No modo sonoro, um sinal semelhante a um alarme de incêndio é activado e as luzes LED acendem-se. No modo silencioso, apenas são enviadas mensagens para os contactos adicionados, com a informação de que a pessoa em causa precisa de ajuda. A localização precisa é também partilhada através de uma aplicação para “smartphones” e “tablets” que não necessita de ser instalada pelos contactos: é automaticamente activada assim que o pedido de ajuda é enviado, com recurso a um “chip” de Bluetooth.

Na plataforma de “crowdfunding” Indiegogo, o Athena procura financiamento. O objectivo inicial era atingir os 40.000 dólares (cerca de 36.000 euros), valor alcançado em menos de 48 horas. Em duas semanas, a empresa já arrecadou mais de 157.000 dólares (144.000 euros) — e a campanha ainda não terminou. Por 50 dólares (45 euros) é possível doar um Athena a uma mulher através da organização Women Against Abuse e o preço de pré-venda é de 75 dólares (68 euros). Os pedidos serão enviados em Maio de 2016.

Este não é o primeiro produto desenvolvido com o intuito de evitar ataques sexuais (a homens ou a mulheres). Um jovem advogado de Boston criou uma linha de copos e utensílios para bebidas que detecta a presença das chamadas “date rape drugs” e dois amigos, também norte-americanos, desenharam uma linha de roupa “à prova de violação”.

Em Portugal, segundo dados da Polícia Judiciária, 374 crimes sexuais foram participados em 2014; 98% dos violadores são homens e 92% das vítimas são mulheres.

Sugerir correcção
Comentar