Universidade Sénior muda-se para o centro comercial de Picoas

O Picoas Plaza recebe não só a UNANTI mas também uma delegação da autarquia e um gabinete de enfermagem.

A Universidade das Avenidas Novas para a terceira Idade (Unanti) mudou de casa e está, desde esta sexta-feira, instalada num centro comercial, o Picoas Plaza, em Lisboa.

A Unanti foi lançada em 2014 e encontrava-se sedeada na Rua Filipe Folque mas foi decidido fazer a mudança de instalações porque o antigo espaço “não reunia as condições necessárias”, de acordo com o presidente da junta das Avenidas Novas, Daniel Gonçalves. “Não foi fácil encontrar o lugar certo”, acrescenta, explicando que o conseguiram “porque a motivação é imensa”.

Este ano, já se inscreveram mais de 120 pessoas e as aulas começaram a 12 de Outubro. O preço da inscrição individual é de 70€ anuais mas um casal que se inscreva em conjunto paga apenas 90 euros por ano. Os alunos podem inscrever-se em seis cadeiras anuais (práticas ou teóricas).

Na Universidade, os estudantes podem escolher de entre 42 cursos como pintura, acordeão, yoga, ciências da terra, danças de salão ou história de arte. Podem ainda aprender cinco línguas: alemão, inglês, italiano, francês ou espanhol.

Para além deste equipamento, o primeiro piso do Picoas Plaza acolherá também outras duas valências da junta de freguesia: uma delegação da autarquia com balcão de atendimento e um gabinete de enfermagem. Em breve abrirá “um gabinete de estomatologia e um gabinete de clínica geral”, revela Daniel Gonçalves.

Para o presidente da junta, com estas mudanças o local reúne num “único espaço o acesso a valências fundamentais” destinadas à população da freguesia de Avenidas Novas.

Na inauguração estiveram presentes, além do presidente da junta, dois dos embaixadores da universidade: o actor Octávio de Matos e a escritora Alice Vieira.

Texto editado por Ana Fernandes


 

 

 

Sugerir correcção
Comentar