Ronaldo poupado e Gonçalo Guedes chamado à selecção

Jovem do Benfica faz parte da convocatória de Fernando Santos para jogos com Rússia e Luxemburgo.

Foto
Gonçalo Guedes tem sido titular no Benfica Hugo Correia/Reuters

O jovem avançado Gonçalo Guedes, que se tem destacado nesta época ao serviço do Benfica, é a grande novidade na lista de convocados de Fernando Santos para os jogos particulares da selecção portuguesa com a Rússia e o Luxemburgo. O jovem benfiquista, de 18 anos (completa 19 no final do mês), estreia-se numa convocatória da selecção A.

Numa lista em que não está Cristiano Ronaldo (poupado pelo seleccionador), destaque ainda para os regressos de Pepe, André Gomes e Nelson Oliveira. Lucas João, avançado do Sheffield Wednesday, também está no lote de convocados, assim como Ricardo Pereira, jogador emprestado pelo FC Porto ao Nice.

Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, Miguel Veloso, Tiago, Danny, Quaresma e Éder são outros dos habituais convocados que, desta vez, ficaram fora das opções de Fernando Santos, por "gestão de esforço".

"Esta não é a lista do próximo Europeu, muitos vão fazer parte, outros não. Não há experiências. Se quisesse fazer experiências escolhia uma equipa de grau de dificuldade mais baixo e jogava em Portugal. Há jogadores que estão ausentes como forma de gestão. Neste momento entendi fazer gestão dos activos que tenho ao dispor", explicou o seleccionador.

Fernando Santos argumentou que Portugal tem um "leque alargado" de jogadores que têm "qualidade e valor" para serem chamados. "Esta convocatória é a prova provada disso. Não é importante falar em quem não está. Temos uma equipa forte", afirmou, citado pela Lusa.

Para Fernando Santos, esta convocatória representa para a selecção "o primeiro dia do Euro2016". "No passado, nem sempre conseguimos que esta data fosse assim. Tínhamos que jogar o ‘play-off’. Já estamos na fase final e, a partir de hoje, vou ver como as coisas vão funcionar. O nosso objectivo é potenciar os jogadores que temos", referiu.

A selecção portuguesa defronta a Rússia a 14 de Novembro (sábado) em Krasnodar e joga no Luxemburgo a 17 de Novembro (terça-feira), em dois encontros de preparação para o Euro 2016, que se realiza em França.

Lista de convocados

Guarda-redes Rui Patrício (Sporting CP), Anthony Lopes (Lyon) e Eduardo (Dínamo de Zagreb)

Defesas: Cédric (Southampton FC), Vieirinha (Wolfsburgo), Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (Fenerbahçe), José Fonte (Southampton FC), Neto (Zenit), Eliseu (SL Benfica) e Raphael Guerreiro (Llorient)

Médios: William Carvalho (Sporting CP), Danilo (FC Porto), João Moutinho (Mónaco), João Mário (Sporting CP), André Gomes (Valência CF) e André André (FC Porto)

Avançados: Bernardo Silva (Mónaco), Nani (Fenerbahçe), Lucas João (Sheffield Wednesday), Nélson Oliveira (Nottingham Forest), Gonçalo Guedes (SL Benfica) e Ricardo Pereira (Nice)

Sugerir correcção
Comentar